UNO! UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

03/07/2023 12:22

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado UNO! UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS " de lavratura das pesquisadoras: Viviani Darolt, Clarissa Tonon Campos, Elaine Maria da Silva, Carmen Silvia Grubert Campbell.

 

Na perspectiva das aulas de Educação Física e de Matemática após a pandemia da COVID-19, o estudo contempla um período de aplicação da metodologia da gamificação de maneira interdisciplinar com uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada por um período de 40 dias durante o horário regular de aulas. O objetivo foi utilizar a gamificação com base no contexto do jogo “UNO”, na busca de melhores resultados na aprendizagem e na participação das crianças. A metodologia de pesquisa utilizada foi primeiramente a participação das docentes em uma formação continuada, a elaboração de projeto gamificado, a implementação na prática pedagógica, finalizando com a avaliação dos participantes sobre a efetividade da gamificação. Os dados foram coletados através de observação e anotações no caderno de campo das professoras, além do questionário final aplicado com os alunos. Entendemos que o estudo contribuiu para melhorar a relação entre alunos e professores, aumentou o interesse no conteúdo e a participação, gerando melhora na aprendizagem.

Palavras chave: Gamificação. Interdisciplinar. Aprendizagem.

 

Summary

From the perspective of Physical Education and Mathematics classes after the COVID-19 pandemic, the study includes a period of application of the gamification methodology in an interdisciplinary way with a 4th grade class of Elementary School. The experiment was carried out for a period of 40 days during regular school hours. The objective was to use gamification based on the context of the “UNO” game, in the search for better results in children's learning and participation. The research methodology used was firstly the participation of the teachers in continuing education, the elaboration of a gamified project, the implementation in pedagogical practice, ending with the evaluation of the participants on the effectiveness of the gamification. Data were collected through observation and notes in the teachers' field notebooks, in addition to the final questionnaire applied to the students. We understand that the study contributed to improve the relationship between students and teachers, increased interest in the content and participation, generating an improvement in learning.

Keywords: Gamification. Interdisciplinary. Learning.

 

Para a leitura em PDF, clique no Título Abaixo:

UNO! UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.pdf (191326)

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado

https://doi.org/10.36238/2359-5787.2023.016

 

Autorização - UNO! UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.pdf (145498)
 

Carta de aceite - UNO! UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.pdf (267117)