UNIDADE NACIONAL BRASILEIRA E O PROJETO MILITAR DE BRASIL

16/11/2021 09:37

 

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado UNIDADE NACIONAL BRASILEIRA E O PROJETO MILITAR DE BRASIL" de lavratura dos pesquisadores: Marco Túlio Martins, Laís Naiara Gonçalves dos Reis, Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo.

 

Nelson Werneck Sodré produziu uma obra extensa que apresentou como um dos principais eixos de análise a formação histórico-geográfica brasileira. Como visto no primeiro capítulo desta pesquisa, os conhecimentos históricos e geográficos adquiridos por esse intelectual adveio de uma formação interna nas escolas militares que historicamente nunca deixaram de destacar a importância das disciplinas História e  Geografia (esta, tida como possibilidade de um conhecimento detalhado do território), nos seus currículos. Esses conhecimentos históricos e geográficos apareceram na obra werneckiana direcionando as elaborações do autor no que diz respeito ao Brasil.

A primeira fase intelectual do autor, denominada de fase da maturidade (1938-1954), marcada por concepções autoritárias e positivistas, esteve diretamente vinculada a esse eixo de análise principal que o autor desenvolveu, qual seja, a apresentação de uma revisão histórica e geográfica do Brasil.

 

Para leitura em PDF, clique no título abaixo:

1 - UNIDADE NACIONAL BRASILEIRA E O PROJETO MILITAR DE BRASIL (1).pdf (259086)

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificdo