A Rotatividade de Colaboradores: Uma Consequência de Fatores Tanto Internos como Externos à Organização

18/11/2020 19:22

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Rotatividade de Colaboradores: Uma Consequência de Fatores Tanto Internos como Externos à Organização ”  de lavratura dos (as) autores(as) Fabiana Alves Vendramel, Maria Antônia Ramos Costa. Em ordem de apresentação: Fabiana Alves Vendramel, Graduada em Administração Geral pelas Faculdades Associadas de Ariquemes-FAAr, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional pelas Faculdades Associadas de Ariquemes-FAAr. Mestrado e Doutorado em Administração pela Christian University -Orlando Flórida. Administradora do Hospital Particular Monte Sinai-Ariquemes-Rondônia. Coordenadora do Curso de Administração Geral das Faculdades Associadas de Ariquemes-FAAr; Maria Antônia, Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes-Fiar, Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Santo André, Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Desarrollo Sustentable-Assunção-Paraguai. Tutora presencial da Universidade Norte do Paraná - Unopar, Tutora presencial do Instituto Federal de Rondônia-IFRO. Docente do Programa de Pesquisadores em Educação – IPÊ - em parceria com Absoulute Christian University-Flórida-EUA

 

Esta, a síntese do estudo:

Investigar a temática envolvendo a rotatividade no ambiente de trabalho, tem sido estudo de muitos pesquisadores e profissionais. Isto se deve ao fato das grandes mudanças no contexto organizacional nas últimas décadas, desta forma, o entendimento do que esperar do profissional em relação a organização, também mudou muito. Este estudo teve como objetivo investigar as principais causas dos índices de rotatividade de colaboradores em uma empresa de mineração. E essa rotatividade implica em custos e perdas de produção, lucros e até mesmo a saúde financeira da empresa. Primeiramente, foi fundamentada em autores que debatem o tema, posteriormente na pesquisa de campo, foi aplicado um questionário para 21 colaboradores do setor operacional de uma empresa de mineração. Os dados revelaram os principais motivos da rotatividade, a falta de benefícios oferecidos pela empresa, principalmente financeiros por ficarem muito tempo de longe de casa, visto que o local onde eles trabalham, é área de garimpo e afastado da sede da empresa, levando esses colaboradores se desligarem da empresa com mais rotatividade.

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Administração, aos Estudos Organizacionais, complementado com análise de carreira em Recursos Humanos e, devida investigação para um uso eficaz dos princípios concernentes às Ciências Gerenciais.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0011192020.pdf (229846)