Síndrome de Down e a Deficiência Intelectual: compreendendo as implicações para a aprendizagem e o papel da família

14/09/2020 18:05

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Síndrome de Down e a Deficiência Intelectual: compreendendo as implicações para a aprendizagem e o papel da famíliade lavratura dos (as) autores (as) Regiane Diniz Espinosa de Almeida, Ivani Regina Rodrigues, e Sandra Marisa Rodrigues de Camargo.

Nota do Editor:

Reportamo-nos às palavras dos(as) autores(as), destacando, no totum corpus investigationis, trechos que nos ambientarão nas noções iniciais, porém,  incomuns ao entendimento generalizado da maioria dos leitores sem afinidade com esse universo particular, e que contribuirão à flexibilização de novos conceitos e sentidos para um entendimento de nível mais apurado condizente às complexidades desse Universo das Ciências da Educação – Especial.

Pág.2. Cfr:

“[...]Tomando leituras e pesquisas o trabalho se propõe a apresentar um conhecimento aprofundado sobre crianças com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down. Focalizando em suas habilidades e limitações.

Além disso, essa pesquisa surge como uma necessidade pessoal e profissional de poder compreender melhor a Deficiência Intelectual e sua relação com a Síndrome de Down, bem como suas implicações para aprendizagem dessas crianças”.

 

Esta, a síntese do estudo:

Nossa temática volta-se para a Educação Inclusiva e Especial de crianças com deficiência, mais especificamente, sobre a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down com Deficiência Intelectual. Desse modo, definimos como objetivo geral desta pesquisa o de compreender, a partir da literatura disponível, as implicações da Deficiência Intelectual na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down. Tendo como objetivos específicos: caracterizar, conceituar e relacionar a Deficiência Intelectual e a Síndrome de Down; b) compreender as implicações da deficiência intelectual e o papel da família na aprendizagem. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico da literatura disponível sobre o assunto na Plataforma do Google Scholar (Google Acadêmico). Encontramos um grande volume de produções na área, selecionamos aquelas que mais atendiam a necessidade dos objetivos postos. Os resultados de nossa pesquisa apontam que necessário desmitificar os mitos em torno da criança com deficiência e apontam que é imprescindível enfatizar o papel da família na vida dessa criança e, destacar na literatura pesquisada, a importância da família nos processos de aprendizagem.

Congratulamos com os autores (as) pelo esmero prendado às Ciências Humanas Educacionais.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient009152020.pdf (125947)