SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA

05/09/2023 19:26

 

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA" de lavratura das pesquisadoras: Silvana Salviano Santos, Carla Maria Fernandes Tuchinski, Danieli Tolovi, Maurenice Rodrigues de Oliveira, Mirian Regina Fuhr, Renata Fernandes Tuchinski, Valdinete Angélica Rodrigues.

 

Neste artigo, abordaremos as práticas pedagógicas nas temáticas de educação em saúde na sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definimos que práticas pedagógicas são as ações e metodologias pelo qual o professor tende a usar para aquilo que chamamos de troca de conhecimentos com os alunos, podendo utilizar diversas técnicas, práticas ou habilidades.

Mediante a consulta no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa a definição de prática é: “Ato ou efeito de praticar; Saber provindo da experiência, técnica; Aplicação da teoria”. Já o pedagógico/pedagogia é: “Teoria e ciência da educação e do ensino; Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático; Profissão ou prática de ensinar”.[1]

Sabemos que a escola possui grande parte da responsabilidade formativa na educação e formação humana, social e intelectual das crianças, pois é nesse espaço que elas passam uma longa e importante fase da sua vida. Assim, a escola deve abordar inúmeras temáticas, pelas quais a saúde é igualmente importante. Desse modo, a saúde focada numa perspectiva interdisciplinar na sala de aula, resulta em aprendizagens para o cotidiano desses alunos em termos de qualidade de vida.



[1] Conforme consta no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 1ª edição, editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1985. (p.1053, 1125).

 

 

Para a leitura em PDF, clique no Título Abaixo:

SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA.pdf (221250)

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado