Feminicídio no Brasil Pós Maria da Penha

08/10/2020 20:47

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Feminicídio no Brasil Pós Maria da Penha de lavratura dos (as) autores (as) Caio Luiz Gomes Cunha, Rubens Alves da Silva. Em ordem de apresentação, os pesquisadores (as) são: Caio, Graduando em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM – Manaus, AM; e Rubens, Mestre em Direito do Trabalho Faculdade de Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas em 2013 e professor do curso de Direito do CEULM/ULBRA, Manaus-AM,  trata-se de Artigo de Revisão de Literatura, cujo método de elaboração foi a Revisão Integrativa, do qual  proporciona uma síntese de resultados de pesquisas já consolidados, bem como a viabilização de sua aplicabilidade.

 

Esta, a síntese do estudo:

Este estudo teve como objetivo geral, analisar o quadro geral da violência de gênero no Brasil depois da criação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), além de especificamente analisar a importância da Lei do Feminicídio como mecanismo de proteção à mulher criada pós Lei Maria da Penha; identificar os pontos negativos para a aplicação da Lei Maria da Penha; e, fazer um comparativo entre a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e a Lei nº 13.104/2015 (Lei do Feminicídio). Todos esses pormenores tratados neste artigo buscam verificar a questão da violência de gênero, abrindo mais uma contribuindo no debate desta importante demando social no Brasil, principalmente a partir da efetivação da Lei Maria da Penha que criou instrumentos exclusivos de combate aos crimes de violência contra a mulher com a efetivação na estrutura policial brasileira das Delegacias Especiais da Mulher. Este tema foi escolhido em função do mútuo interesse por essa demanda social que assola o Brasil há muito tempo, imutando a relevância do tema no campo do direito, principalmente nas questões com relação aos direitos humanos. Justifica-se por se tratar de uma demanda considerável para o trabalho interventivo da ciência do direito colocando o acadêmico em contato com o seu futuro campo de atuação – mazelas sociais, envolvendo-o nos contornos diversos assumidos pela sociedade. A pesquisa foi por revisão integrativa que tem por finalidade verificar a força das evidências científicas; identificar lacunas na pesquisa atual; e identificar a necessidade de pesquisas futuras, fazendo a ponte entre áreas de trabalho relacionadas, identificando questões centrais no tema da pesquisa. Conclui que mesmo tento os índices de violência contra a mulher terem se reduzidos com o advento das Leis Maria da Penha e do Feminicídio, seus índices ainda são muito preocupantes no Brasil, causando enorme interesse das ciências sociais

 

Glosa Editorial:

Os autores percorrem um curso de pesquisa numa área consagrada do estudo do Direito, para melhor qualificarem o objeto, fato e fenômenos observados em suas notas reflexivas. Contribui para o estatuto dessa disciplina, conhecida por sua normatividade, porém, em conjunto com o saber moderno, assume nuances reflexivas. Peça cuidadosamente elaborada, o estudo além da sua disciplina matriz é adicto das Políticas Públicas, Ciências Sociais, refletindo a Filosofia do Direito e Ciências Humanas Lato Sensu.

Contribui com o propósito de fazer com que a sociedade amplie seu nível de questionamento, percepção, e reflita com melhor acuidade sobre as dificuldades que enfrentamos sobre a questão feminina à luz do Direito, bem como adquirir a capacidade de formular e elaborar problemas.

 

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient00100082020.pdf (180796)