ENSINO ONLINE: Vantagens, Desvantagens e a Desmistificação do Uso dessa Ferramenta tão Intrínseca no Cotidiano Contemporâneo

02/04/2024 17:29

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado ENSINO ONLINE: Vantagens, Desvantagens e a Desmistificação do Uso dessa Ferramenta tão Intrínseca no Cotidiano Contemporâneo" de lavratura do pesquisador:  Washington Luiz Bonfim.

 

A resistência à educação a distância sempre existiu entre aqueles profissionais, seja na educação corporativa, seja na educação de ensino superior. Mas,exatamente o que causa esse afastamento das pessoas a uma modalidade de ensino que existehá décadas em países desenvolvidos? Há motivos que se integram nesse contexto, dentre eles, alguns foram predominantes. Dentre eles: a crença de que sem um professor presencial o aprendizado não ocorreria, principalmente quando a disciplina envolve cálculos matemáticos; a dificuldade, tanto de alunos quanto de professores, na utilização das ferramentastecnológicas que estão à disposição de todos; o desconhecimento das plataformas existentes online para a realização de aulasinterativas; terem ouvido falar que EaD é mais difícil que o ensino presencial e não acreditarem que aulas práticas não podem se realizar fora dos laboratórios físicos da Instituição. a Educação a Distância (EAD) e seus desafios, sendo uma modalidade de ensino que está em constante crescimento na contemporaneidade. Para que ocorra melhorias neste método de ensino, os profissionais e alunos envolvidos devem desenvolver habilidades e competências para superar as dificuldades e adaptar suas práticas pedagógicas, e além dos professores, os alunos também necessitam de conhecimento tecnológico para a utilização dos recursos disponíveis no ambiente virtual. Outro fator muito importante para a eficácia do Ensino a Distância no Brasil é o engajamento do Estado e da sociedade no processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-Chave: Educação a Distância, Desafios, Alunos.

 

Para a leitura em PDF, clique no Título Abaixo:
ENSINO ONLINE - Vantagens, Desvantagens e a Desmistificação do Uso dessa Ferramenta tão Intrínseca no Cotidiano Contemporâneo.pdf (397642)

 

doi.org/10.36238/2359-5787.2024.070

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado