Engenharia de software: desenvolvendo rotinas em PL/SQL, centralizadas estrategicamente para agilizar e manter processos

16/08/2020 00:14

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Engenharia de software: desenvolvendo rotinas em PL/SQL, centralizadas estrategicamente para agilizar e manter processos "  de lavratura dos (as) autores (as) Miguel Marcelo Nascimento Franco, sob tutela e supervisão do Orientador Prof.Dr. Roberto Fabiano Fernandes. O estudo, aqui, apresentado, trata-se de dissertação para o programa de estudos pós-graduados Stricto Sensu na área de Tecnologia TIC, na linha de Direção Estratégica em Engenharia de Software.

Reportamo-nos às palavras dos(as) autores(as), destacando, no totum corpus investigationis, trechos que nos ambientarão nas noções iniciais, porém,  incomuns ao entendimento generalizado da maioria dos leitores sem afinidade com esse universo particular, e que contribuirão à flexibilização de novos conceitos e sentidos para um entendimento de nível mais apurado condizente às complexidades desse Universo das Ciências Tecnológias/ Computaçã, sobrelevando a linha mestra - Direção Estratégica em Engenharia de Software.

Pág.80. Conste:

“[...]

Diante da metodologia proposta percebesse que o trabalho poderia ter sido realizado com uma coleta de dados com um número maior de pessoas da área de tecnologia, mas devido a limitação de tempo e recursos, só foi possível realizar com a quantidade limite proposta.

Recomendo pesquisas futuras sobre o tema proposto, sugiro que alimentem e aprofundem os métodos aqui abordados, pesquisando sobre performance das rotinas com uma grande quantidade de dados armazenado, hoje por estar dentro de uma organização de grande porte, vejo que existem uma dificuldade grande em seu sistema legado no quesito performance e retorno das informações, os grandes volumes de dados representam um desafio real para os sistemas legados das organizações.

Sugiro para futuras pesquisas sobre o tema também, apresentar conceitos de software gratuitos para pequena e média empresas, na grande maioria é possível trabalhar com bons resultados com software com versões gratuitas. Em muitos casos empresas podem ter software não tão robustos e com qualidade, sem a necessidade de pagar tão caro por um sistema e depois conforme o crescimento da empresa migrar para um software com capacidade de armazenamento de dados maior”.

 

Esta, a síntese da dissertação:

A engenharia de software tem um papel fundamental no desenvolvimento das rotinas internas das organizações. No entanto, centralizá-las estrategicamente contribui, agiliza e mantém os processos, regra de negócio da organização. Pretendemos com este trabalho analisar o desenvolvimento dessas rotinas dentro das organizações do Brasil. Tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento dessas rotinas dentro das organizações do Brasil. Para o efeito, vamos fazer uma pesquisa exploratória com recurso bibliográfico a grandes obras de autores renomados com horárias da área de pesquisa, análise documental para obtenção dos dados. A abordagem qualitativa será usada para efeitos de análise e interpretação de dados. O referencial teórico apresenta diferentes abordagens de desenvolvimento. Esperamos que o presente trabalho sirva de base para futuros estudos e apresente as principais características do desenvolvimento estratégico da organização buscando centralizar tais rotinas bem como manter e agilizar as regras de negócio das organizações do Brasil. A conclusão do estudo permite considerar necessário o desenvolvimento estratégico centralizado para manter e agilizar os processos como um todo das organizações, tendo em conta a importância de manter, o estado de manutenção as rotinas do software, empresarial e seus benefícios.

Nota do Editor:

Agradecemos os autores pelo resultado alcançado na dissertação que a nós foi ofertada para veiculação em nossa Revista. Os autores demonstram domínio do referencial teórico, extraído de fontes diversificadas e com diferentes modos de abordagem e tratamento. Esses esforços na área de Tecnologia incluem série de procedimentos que envolvem estudo, planejamento, e execução de medidas que visem a consolidação de modos para favorecer alavancagem estratégica em um processo cíclico interno à cultura organizacional das empresas de tecnologia referente as rotinas de software. A avaliação crítica de cenário, feita pelos autores é evidente, pois o processo continuamente está se desdobrando nas Ciências da Computação. A partir dessa experiência de software, ela vai sendo graduada a níveis de complexidade cada vez mais elevados e exigindo mais adaptações.  O estudo, embora, preciso e bem debruado em seu escopo, mantém-se em centralidade, que permite o afluxo de descobertas e habilidades  de áreas que se avizinham com o objeto focal,  como as  Ciências da Computação, Engenharia e Sistemas de Informação

 

Bem-haja aos autores pelo officiositas trabalho acadêmico, na área de concentração de Tecnologia, na linha de pesquisa Engenharia de Software e Direção Estratégica, a nós proporcionado!

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

Diss08152020.pdf (660330)