Efeitos da Ingestão de Álcool no Período Gestacional

16/09/2020 03:27

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Efeitos da Ingestão de Álcool no Período Gestacionalde lavratura dos (as) autores (as) Pablo Monteiro dos Anjos, Victoria Verônica Alves Quaresma, e Yolanda de Jesus Morais. Em ordem de apresentação, nossos autores(as) são: Pablo,  Acadêmico de do curso de Farmácia  da Faculdade  Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Victoria, Acadêmica de do curso de Farmácia  da Faculdade  Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; e Yolanda, Professora da Faculdade Integrada Carajás   (FIC) – Redenção – PA, Brasil, especialista em Farmacologia e mestranda em  Assistência Farmacêutica pela universidade Federal do estado do Pará; A produção acadêmica trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso.

Esta, a síntese do estudo:

Introdução:  É de extrema importância a conscientização da população feminina ao engravidar e tomar os devidos cuidados com a exposição do feto ao álcool, pois o consumo de álcool durante a gravidez é um problema mundial de saúde. O consumo frequente de bebidas alcoólicas durante o período gestacional traz grandes consequências, podendo acarretar sérios problemas, dentre eles: de saúde (baixo peso ao nascerem, malformações congênitas e retardo de crescimento), cognitivos (déficits nas áreas de linguagem, memória e resolução de problemas), comportamentais (dificuldade de atenção, impulsividade e hiperatividade) e emocionais (irritabilidade, maior reatividade ao estresse e maior tendência a sentimentos negativos). Objetivo: Analisar de que forma a ingestão de álcool na gravidez prejudica na má formação do feto Metodologia: Esta pesquisa é de caráter qualitativo e explicativo, tratando-se de uma revisão integrativa da literatura que se baseia na pesquisa bibliográfica, onde aborda os efeitos da ingestão de álcool no período gestacional. Resultados e discussão: Diante dos critérios instituídos para as buscas foram identificados 194 artigos nas bases de dados selecionadas. Mediante a análise dos títulos e resumos um total de 190 artigos foi excluído por variados motivos dentre eles: assuntos não condiziam com o abordado, ausência da apresentação de resumos ou artigos não disponíveis na íntegra. Ao final foram selecionados quatro artigos para apreciação do texto integral que participaram da revisão sobre o assunto. Considerações finais: Através dessa pesquisa conclui-se que a descoberta precoce da ingestão de bebidas alcoólicas no período gestacional, favorece a realização de intervenções que tem como finalidade a prevenção, no tocante a terapêutica.

Glosa Editorial: Trabalho rico por trazer a tona diversos elementos, associados aos quadros de alcoolismo, gravidez, efeitos do álcool na gestação, feto e formação do recém-nascido, farmacologia, além de uma interpretação sociológica acerca do fenômeno do alcoolismo.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Medicinais e Psiquiatria.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

Aricient0009162020.pdf (394381)