CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DRAMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO PARA CONTROLE DE ANSIEDADE DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO

28/09/2023 20:11

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DRAMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO PARA CONTROLE DE ANSIEDADE DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO" de lavratura do pesquisador: Luis Fernando Pires Pinto.

 

A ansiedade é uma das condições psicológicas com maior incidência de ocorrência entre crianças e adolescentes em idade escolar, sendo compreendida como a sensação corriqueira de medo, angústia e preocupação, prejudicando a saúde física e mental, e impactando no desempenho do aluno. Dentre as estratégias de enfrentamento em sala de aula direcionada ao acompanhamento e suporte desses alunos, está o emprego dos jogos dramáticos. Diante disso, surge o objetivo do presente estudo, que se relaciona a realizar uma discussão bibliográfica sobre o controle da ansiedade dos jovens do ensino médio, proporcionado pelo jogo dramático, no processo de ensino. O jogo dramático faz uso de um processo lúdico, onde os alunos integrados representam papeis de atores dentro dos jogos dramáticos, proporcionando a disposição e assimilação de novos personagens, auxiliando no prazer individual em executar aquela ação, através da geração de dinâmicas interpessoais, envolvendo sensações, emoções e sentimentos. Além da instigação da convivência e reconhecimento individual, o jogo dramático ainda acarreta a possibilidade de socialização grupal. Na vivência dos jogos dramáticos, o adolescente poderá visualizar suas relações, através das formas diferenciadas de interações. Através do compilado de estudos relacionados à construção dessa pesquisa, que os jogos dramáticos direcionados aos adolescentes do ensino médico com quadro de ansiedade, mostra-se como um válido método de melhoria do agravo, fazendo com que este se sinta acolhido de forma grupal e compreendido, onde as suas incertezas e medos, são substituídos compreensão das suas fragilidades e encorajamento para seguir adiante.

Palavras-chave: Jogo Dramático. Ansiedade. Ensino Médio.

 

ABSTRACT:

Anxiety is one of the psychological conditions with the highest incidence among children and adolescents of school age, being understood as the common sensation of fear, anguish and worry, harming physical and mental health, and impacting the student's performance. Among the coping strategies in the classroom aimed at monitoring and supporting these students is the use of dramatic games. Given this, the objective of the present study arises, which is related to a bibliographical discussion about the realization of anxiety among young people in high school, provided by dramatic games, in the teaching process. The dramatic game makes use of a playful process, where integrated students represent the roles of actors within the dramatic games, providing the disposition and assimilation of new characters, assisting in the individual pleasure in performing that action, through the generation of interpersonal dynamics, involving sensations, emotions and feelings. In addition to instigating coexistence and individual recognition, the game also dramatically entails the possibility of group socialization. When experiencing dramatic games, teenagers will be able to visualize their relationships, through different forms of interactions. Through the compilation of studies related to the construction of this research, dramatic games aimed at adolescents in medical education with anxiety are shown to be a valid method of improving the condition, making them feel united in a group and understood. , where your uncertainties and fears are replaced by understanding your weaknesses and encouragement to move forward.

Keywords: Dramatic Game. Anxiety. High school.

 

Para a leitura em PDF, clique no Título Abaixo:

CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DRAMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO PARA CONTROLE DE ANSIEDADE DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO.pdf (202258)

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado