Consciência Situacional nas Negociações: uma Proposta de um Modelo de Mapeamento e Evidência de seu Uso no Treinamento e Aconselhamento de Jovens Negociadores

31/08/2023 08:09

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado Consciência Situacional nas Negociações: uma Proposta de um Modelo de Mapeamento e Evidência de seu Uso no Treinamento e Aconselhamento de Jovens Negociadores" de lavratura dos pesquisadores: André Gustavo Dias Machado, Daude Lima Júnior, Francisco Guirado, Maria Aparecida de Almeida Santos, Murilo Furtado de Mendonça Júnior, Rosa Maria Serra.


Este artigo visa apresentar o modelo de mapeamento situacional para negociações em diferentes contextos. O modelo, desenvolvido por associados do Clube de Negociadores, foi inspirado no Canvas de Osterwalder e Pigneur. Partiu-se da hipótese de que o uso de modelos Canvas pode ajudar na compreensão de todas as dimensões envolvidas em uma negociação e facilitar o processo de planejamento. Após a revisão dos principais conceitos utilizados na preparação para uma negociação, estudou-se as diversas ferramentas disponíveis, utilizadas para essa preparação. Nessa etapa foram identificados e comparados dois modelos de Canvas desenvolvidos para a aplicação em negociações. Como resultado desse estudo, formulou-se um novo modelo para ser utilizado na preparação de uma negociação, nos mais variados contextos. Os autores apresentam evidências de que o uso do Canvas de Negociação.CN facilitou o processo de preparação de jovens estudantes de direito da PUC-Campinas para uma competição nacional de negociação, realizada pelo Capítulo Brasileiro da International Negotiation Competition (INC). O modelo apresentado enseja a realização de estudos formais mais extensos de sua aplicação em contextos específicos. 

Palavras Chaves: Planejamento; Negociação; Canvas; Consciência Situacional; Ferramenta

 

Para a leitura em PDF, clique no Título Abaixo: 

Consciência Situacional nas Negociações - uma Proposta de um Modelo de Mapeamento e Evidência de seu Uso no Treinamento e Aconselhamento de Jovens Negociadores.pdf (548976)

 

https://doi.org/10.36238/2359-5787.2023.036

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado