Cálculo da Vida Economica de um Automóvel em uma Empresa Locadora de Veículos

17/10/2020 22:39

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Cálculo da Vida Economica de um Automóvel em uma Empresa Locadora de Veículos de lavratura dos (as) autores (as) Bruna Ferreira, Felipe Guedes, Gabriel Zago, Jéssica Barbosa, Sandra Regina Scagliusi Martin. Em ordem de apresentação, os pesquisadores (as) são: Bruna, Graduando Engenharia de Produção pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade; Felipe, Graduando Engenharia de Produção pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade; Gabriel, Graduando Engenharia de Produção pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, Jéssica, Graduando Engenharia de Produção pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade; e Sandra, Professora Orientador da faculdade Carlos Drummond de Andrade.

Breve Nota:

O presente, trate-se de Artigo de Revisão de Literatura, baseado em pesquisa bibliográfica em Ciências Exatas, sobrelevando-se conceitos de Análise de Investimentos, Engenharia Econômica e de Produção, e fundamentos basilares de Matemática Financeira Aplicada à programação do ciclo de vida de veículos.

Cfr.pág.11, a título de epígrafe, o trecho a seguir esclarece relevantes conceitos chaves para quem está adentrando aos estudos de Engenharia, com ênfase  Metodologia que adota o método quase-experimental. Típica de uma classe de estudos de natureza empírica,  na medida em que, certas variáveis independentes que afetam o comportamento das dependentes podem ser controladas como,  variações decorrentes de taxas, juros etc

“A vida útil é definida como o limite máximo possível de uso do veículo, enquanto a vida econômica corresponde ao seu tempo de máximo utilização para a locadora correspondente, no qual ele é capaz de produzir o máximo possível de retorno com a menor margem possível de custo para a locadora. Para a Engenharia Econômica é primordial uma avaliação do momento melhor momento de substituição dos veículos, que possuem como ponto de partida os conceitos de vida útil e vida econômica do veículo específico. (HIRSCHFELD,2010)”

 

Esta, a síntese do estudo:

O objetivo principal do presente artigo visa estudar e entender de forma empírica, como é realizado o cálculo da vida econômica de um automóvel, em específico, carros alugados. Porém, através de pesquisas objetivas, e a busca constante pelo conhecimento, foi possível explorar e identificar todo o processo realizado. A pesquisa completa, e as tabelas relacionadas ao estudo, foram desenvolvidas com base em uma locadora de veículos localizada em São Paulo, e o veículo escolhido foi o modelo Argo Drive. Para que o estudo fosse realizado de forma assertiva e completa, foram feitas algumas projeções do comportamento dos custos e da desvalorização do veículo ao longo do tempo. Por tanto, baseado em todas as informações obtidas, o objetivo do artigo foi encontrar análises e resultados que permitissem identificar o momento exato para realizar a substituição do veículo.  

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient10182020.pdf (402849)