AS “VIAS DE COMUNICAÇÃO” NO BRASIL: UM DISCURSO SOBRE A UNIDADE TERRITORIAL EM NESLON WERNECK SODRÉ

18/12/2021 15:23

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado AS “VIAS DE COMUNICAÇÃO” NO BRASIL: UM DISCURSO SOBRE A UNIDADE TERRITORIAL EM NESLON WERNECK SODRÉ" de lavratura dos pesquisadores: Marco Túlio Martins, Laís Naiara Gonçalves dos Reis, Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo.

 

A preocupação do Estado brasileiro com a imensidão de terras existentes e distantes do centro de poder econômico do país junto à dificuldade de administrá-las gerou, na primeira metade do século XX, numerosos intelectuais partidários de um poder centralizado e de um executivo forte que formularam estudos geopolíticos, muitos deles baseados em teorias desenvolvidas na Europa. Alguns exemplos desses intelectuais geopolíticos são Mário Travassos (1935), Everardo Backheuser (1952), Teixeira de Freitas (1941) e Lysias Rodrigues (1947). (ANDRADE, 1993). A principal temática levantada por eles foi a questão da unidade territorial.

Segundo Costa (2002), não se pode falar de um pensamento geopolítico no Brasil, muito menos geográfico-político, naquele sentido de ser um produto “de um ambiente de reflexão acadêmico especificamente universitário”. O que se apresentou no Brasil foi uma adaptação das teorias européias para a elaboração de uma geopolítica para o país (COSTA, 2008, p.180). Na análise de obras como as de Mário Travassos e Everardo Backheuser percebe-se perfeitamente tais adaptações.


Para leitura em PDF, clique no título abaixo:
10 - AS VIAS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL - UM DISCURSO SOBRE A UNIDADE TERRITORIAL EM NESLON WERNECK SODRÉ (1).pdf (528099)
 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado