A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL: O SERVIÇO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO (SGE) DE 1932 - 1953

12/07/2020 19:39

 

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL: O SERVIÇO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO (SGE) DE 1932 - 1953"  de lavratura dos pesquisadores: Isabela Vieira Santos, Marco Túlio Martins, Laís Naiara Gonçalves dos Reis.

 

A ciência geográfica se institucionalizou no Brasil por diferentes meios institucionais tais como as Instituições Militares. Neste sentido, este artigo pretende analisar como se deu a produção do conhecimento geográfico dentro de uma destas instituições, qual seja o Serviço Geográfico do Exército (SGE), atual Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), levando em consideração o contexto político, social e econômico do período. Dentro desta perspectiva este trabalho visa compreender o modo com que os oficiais desta instituição pensavam os projetos para o território e, também elucidar o modo como era produzido o conhecimento geográfico e de que forma estes conhecimentos seriam utilizados para o planejamento e ordenamento do território para a tomada de decisões relativas às atividades de proteção, preservação e manutenção da segurança nacional. Em contrapartida também se faz necessário analisar todo o processo de formação do SGE e os trabalhos de cunho geográficos desenvolvidos ao longo deste processo, principalmente os estudos relacionados à Cartografia por servirem de base para elaboração de projetos e estratégias militares. O trabalho tem como base metodológica a análise de documentos oficiais e históricos sobre as instituições militares bem como a análise minuciosa da bibliografia específica que dá tratamento ao tema.

Palavras-Chave: Produção do conhecimento geográfico, Exército, Território Brasileiro.

 

Para acesso a leitura, clique no link abaixo:

5 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL O SERVIÇO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO (SGE) DE 1932 - 195 (5).pdf (290386)

 

 CLIQUE AQUI  para acesso ao certificado