A Importância da Arte/Educação como Metodologia no Processo de Ensino Aprendizagem: uma Revisão Bibliográfica

14/12/2020 22:29

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Importância da Arte/Educação como Metodologia no Processo de Ensino Aprendizagem: uma Revisão Bibliográfica”  de lavratura dos (as) autores(as) Regiane Medeiros da Silva Camilo; Arci Rezende Pereira Rosa; Elizéte Morgana da Silva; Priscila Carla Hauco Toro; e Lenir Vieira Dias Vittorazzi. Em ordem de apresentação: Regiane, Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR e pós-graduada em Artes pela Faculdade FUTURA; Arci, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT e pós-graduado em Gestão Escolar pela faculdade Integrada de Várzea Grande FIVE; Elizéte, Graduada em Letras pela Universidade de Cuiabá e pós-graduada em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Priscila,  Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR e Artes Visuais pela Faculdade de Educação Paulistana – FAEP e pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais e AEE e Sala de Recursos Multifuncionais pela faculdade Faveni e Futura.; e Lenir, Graduada em Artes Plásticas Universidade de Cuiabá – UNIC, Pós-graduada em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação ICE.

 

Esta, a síntese do estudo:

Todos nós que passamos por uma escola tivemos a oportunidade de frequentar as aulas de artes, ou seja, essas disciplinas possuem objetivos que os alunos devem alcançar durante seu processo de formação. Tendo em vista que a disciplina de arte é um momento de recreação ou de passatempo escolar, esse artigo tem como objetivo compreender a verdadeira finalidade do ensino da arte nas serieis iniciais. Considerando que a pesquisa qualitativa é um método metodológico, que norteiam. Neste sentido, são analisados o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (BRASIL, 1997), ambos elaborados pelo Ministério da Educação (MEC). Como referenciais teóricos está sendo baseado em diversos autores como Barbosa, Fusari e Ferraz, que discute a arte no sistema educacional. O ensino de arte visa desenvolver o aspecto social do aluno e ajudá-lo a construir conhecimentos para que possa compreender a realidade e enfrentar os problemas de forma criativos.

 

B.N:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Educação; Educação Artística; e notas da Pedagogia para legitimar o caminho da aprendizagem. A elaboração autoral alcança uma sinergia, ao alinhar para o mesmo fim e interesse, abordagens que possuem campos de observação diferentes. Ao se considerar a influência das Artes na formação inicial, a inserção da educação artística como meio para o desenvolvimento, é sem dúvida, um apelo para autoquestionamento constante, tendo em vista o enorme potencial da Arte, capaz de alavancar um estado de percepção mais atento e sensível as coisas em nosso derredor.

Servirá de apoio aos educadores, mormente os de crianças, que respeitam e valorizam o papel do ensino, e sobretudo do professor, como um orientador estratégico de pessoas

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0016122020.pdf (122922)