A Formação Docente no Ensino Superior com as Novas Tecnologias

03/12/2020 14:57

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Formação Docente no Ensino Superior com as Novas Tecnologias”  de lavratura dos (as) autores(as) Izete da Silva Assunção Almeida, Liliani Aparecida Pereira Bissoli, Josilene Rodrigues de Souza Fróes, Laurinha Pereira de Oliveira, e Lígia Bocalon Salvani . Em ordem de apresentação: Izete, Graduada em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e pós-graduada em Turismo e Desenvolvimento Local e Regional pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT; Liliani, Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e estudante de pós-graduação pelo grupo Faveni; Josilene, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e pós-graduada em  Educação de Jovens e Adultos pela faculdade do Centro Paulista- JACOP; Laurinha, Graduada em Educação Física pela Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP e pós-graduada em Educação Física e Esportes: Métodos Contemporâneos de Ensino pela Faculdade Católica Rainha da paz; Lígia, Graduada em Direito pela Faculdade Integrada de Santa Fé do Sul-São Paulo, Atua no departamento jurídico do CRAS de Santa Fé do Sul-São Paulo.

 

 

Esta, a síntese do estudo:

A formação docente no ensino superior frente à utilização das novas tecnologias como ferramenta de ensino na prática pedagógica na sala de aula, é a temática desse estudo. A delimitação do tema é a utilização das tecnologias na formação de novos profissionais para o mercado atual. Tendo como hipóteses mais prováveis, a falta de formação adequada de professores no ensino superior, ou a faculdade não desempenhou seu papel frente a esses docentes para uma prática pedagógica eficaz frente às necessidades do mercado. Com base nisso, optou-se para fundamentar a temática, a pesquisa bibliográfica para um melhor entendimento dos autores. Os principais resultados destacaram que, as instituições de ensino precisam estar atentas as mudanças que têm acontecido na sociedade atual, para acompanhar o desenvolvimento e a contribuição quanto à utilização das novas tecnologias no ambiente escolar.

 

 

B.N – Cfr. pág.3

“ Partindo da multiplicação e fragmentação voltada a partir das relações digitais que cada dia tem sido crescido na rede mundial de computadores (internet). E na escola diante dos recursos tecnológicos, as mudanças têm sido significativas, tanto quanto as digitais pós-moderna, como as informações e produção de conteúdo, através das mídias digitais.

A escola precisa aprender que o uso das tecnologias de informações é uma realidade, mais que necessita ser moldada para que tais recursos não assumam um lugar irrelevante”.

“Nesse sentido, Selton (2015, p. 90) recomenda que “a tecnologia não é um ator separado da sociedade e da cultura.” Tendo em vista que, não deve ser separada das ações pedagógicas [...].”

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Educação. Aqui, se mostra que a Educação como um processo amplo, não pode descartar as influências tecnológicas, em contrapartida não se pretende protagonizá-las. A abertura em relação as tecnologias educacionais, é um dos reflexos das condições de inovação, com grandes contribuições. Ressuma-se da análise dos(as) autores(as), por outro lado, que a Educação como um todo, é um processo mais abrangente que a instrução, visto que não se limita a reproduções, acúmulos de procedimentos, ferramentas e conhecimento em sentido quantitativo.

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

arcient0012022020.pdf (170373)