A FORMAÇÃO DO OFICIAL MILITAR E A (RE)PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

18/11/2021 15:15

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado A FORMAÇÃO DO OFICIAL MILITAR E A (RE)PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO" de lavratura dos pesquisadores: Marco Túlio Martins, Laís Naiara Gonçalves dos Reis.

 

Os estudos geopolíticos no Brasil[1] começam a ser elaborados nos anos de 1920. Este período marcou um momento importante na formação nacional brasileira no sentido de consolidar a hegemonia do pensamento militar e das instituições pertencentes às forças armadas. As produções geopolíticas não ficaram restritas somente aos Vinte. Por exemplo, a publicação da obra de Mário Travassos - Projeção Continental do Brasil (1931) - é um dos exemplos dessas produções que apresentaram como temática central uma reflexão sobre a geopolítica nacional.

            Assim como Mário Travassos, outros militares brasileiros produziram obras direcionadas à geopolítica nacional, sobretudo, naquilo que diz respeito à formação territorial do país. Nesses estudos, a utilização de autores “clássicos” europeus e de diversos campos científicos merece destaque. Neste sentido, o questionamento sobre as fontes em que o autor poderia ter adquirido estes conhecimentos faz-se necessário na compreensão de suas propostas.

 


[1] MIYAMOTO, S. O pensamento Geopolítico Brasileiro, 1981; VESENTINI, J.W. A capital da Geopolítica, 1986; MELLO, L.I. A Geopolítica do Brasil e a bacia do Prata, 1987; COSTA, W.M. O Estado e as políticas territoriais no Brasil, 1988.

 

Para leitura em PDF, clique no título abaixo:

4 - A FORMAÇÃO DO OFICIAL MILITAR E A (RE)PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO (1).pdf (321273)

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado