A deidade na filosofia da religião em Emmanuel Levinas

02/07/2020 14:36

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “A deidade na filosofia da religião em Emmanuel Levinas",  de lavratura do autor-pesquisador José Orlando Pereira.

O estudo, de natureza monográfica, trata-se de Monografia originalmente apresentada ao curso de Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, como requisito parcial à obtenção do certificado de Especialista (2019), sob orientação do Prof. Doutor William B. Figueiredo.

Quanto à folha curricular, nosso autor-pesquisador é, conforme transcrito no percurso profissional e acadêmico: Bacharel em Teologia e Especialista em Filosofia da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP; mestrando em Filosofia pela Universitè Paris XVIII – Vicennes-Saint-Denis (França, 2020 - ).

Nota do Editor:

Reportamo-nos as palavras do autor, destacando, no totum corpus investigationis, trechos que nos dotarão de noções propedêuticas, em caráter preliminar, sobremodo ao leitor, interessado em se apropriar de elementos e condicionantes - do ponto de vista do pensamento leviniano - , da Filosofia da Religião e os desdobramentos possibilitados pelo  singular rigor do filósofo francês, conhecido como o Filósofo da Alteridade, e outras questões candentes no momento atual a partir do pensamento do filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas.

Págs.22/25: Conste-se.

“[...]Levinas pretende manter-se firme e decididamente, no terreno da reflexão filosófica, mas sua reflexão sobre o tema advém sob a luz da fenomenologia. Uma fenomenologia “transgredida” que o faz manter os trilhos para a partida filosófica.[...]”

“[...]Não é certo que, para além dos termos de ser e ente, se recaia necessariamente no discurso da opinião ou da fé. Com efeito, permanecendo ou se querendo fora da razão, fé e opinião falam a linguagem do ser. Nada se opõe menos à ontologia que a opinião da fé.[...]”

 

Esta, a síntese do estudo:

Esse trabalho tem a intenção de levar a lume o pensador judeu lituano-francês Emmanuel Levinas (1905-1995), que enfileira a lista daqueles filósofos contemporâneos de reconhecida importância das ideias religiosas que perpassam o subsolo de seus projetos filosóficos, para evidenciá-las num mesmo amálgama conceitual, que envolverá especialmente e, acima de tudo, sua nova percepção de ética e alteridade. Portanto, procuraremos mapear a relação entre filosofia e religião em Levinas – naquilo que chamamos atualmente de contemporaneidade.

Por conseguinte, faremos extrair de três referenciais precípuos (vida, filosofia e religião) o refinamento que perpassará sua vida e obras, bem como seus temas focais, na filosofia que evoca a subjetividade e a transcendência, na ética e a descoberta do Outro (a novidade da Alteridade levinasiana) e, nas reflexões em sua dimensão religiosa para o que fazer filosófico – uma vez que ela (a religião) recorre do começo ao fim as suas obras, ainda que na maioria das vezes de modo sutil e de uma forma muito própria –, na conjunção do intrinsicamente relacionado.

Bem-haja ao autor pelo alto rendimento descortinado por tão polida reflexão.

Contribui, em momento propício às atividades de pesquisas dos núcleos e centros de estudos especializados sobre Emmanuel Lévinas, constituídos entre aluno -pesquisadores, e, professores-pesquisadores em todo o Brasil, esposando, desta feita, variantes outras de trilhas já iniciadas nas diversas intepretações críticas da filosofia do autor.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link a seguir:

artcient02072020.pdf (485730)