Orientação Farmacêutica em Pacientes com Hipertensão Arterial Visando Melhorias na Adesão a Terapia Medicamentosa

12/10/2020 22:21

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “ Orientação Farmacêutica em Pacientes com Hipertensão Arterial Visando Melhorias na Adesão a Terapia Medicamentosa",  de lavratura dos autores:  Andriely da Silva Lustosa,  Marcelo de Araújo Silva, e Yolanda de Jesus Morais. Em ordem de apresentação, os autores são: Andriely, Acadêmica de do curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Marcelo, Acadêmico de do curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil.; Yolanda de Jesus Morais, Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, especialista em Farmacologia e mestranda em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do estado do Pará. A produção, em pauta trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Esta, a síntese do estudo:

Introdução: A atenção farmacêutica é um método emergente de cuidados de saúde em que o profissional farmacêutico assume a responsabilidade para garantir que a farmacoterapia abranja o objetivo terapêutico buscado pelo prescritor, com os mínimos riscos possíveis de efeitos indesejáveis e o maior de eficácia. A atenção farmacêutica é indispensável para que se consiga reduzir o impacto econômico pertinente aos problemas relacionados com a farmacoterapia. Entre as patologias que exibem amplos casos de internações e custo encontram-se as doenças crônicas. A hipertensão arterial (HA) é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Os empenhos multidisciplinares com profissionais enfermeiros, nutricionistas, médicos e farmacêuticos podem aperfeiçoar os cuidados com pacientes com doença crônica. Objetivo: Descrever a importância da orientação farmacêutica na adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes hipertensos. Metodologia: O presente estudo foi realizado através de levantamento bibliográfico e tem como proposta explanar sobre a importância da orientação do profissional farmacêutico na adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes hipertensos. Foram selecionados artigos sem limite temporal e limitação de idioma. Essa pesquisa ocorreu de junho a agosto de 2020, nos bancos de dados SciELO e Google acadêmico. Considerações finais: Os cuidados farmacêuticos podem colaborar significativamente para redução de DCV, morbidade e mortalidade e, por conseguinte a redução de custos na saúde pública. A ausência de adesão ao tratamento pode estar inter-relacionada a diversos fatores, levando em consideração esta revisão bibliográfica, observa-se que o farmacêutico exerce uma função respeitável que favorece uma maior eficácia na terapia medicamentosa podendo ser implementadas não apenas na hipertensão, como também em outras doenças crônicas.

Glosa Editorial:

O trabalho ilustra diversos questionamentos em virtude de sua elaboração, pois é válido pensar até que ponto o rigor das investigações em área central da pesquisa, pode conduzir a novas posições em Saúde. Sobremodo, os resultados não podem ter interpretação conclusiva, nem dissociados dos fenômenos e achados em paralelo, e a interdependência fundamental que une um aspecto ao outro. A representação entre diferentes domínios, tem sentido, em função das referências de espaço e do eixo comum do objeto de estudo.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

Artcient0010122020.pdf (328213)