Oferta educativa em Moçambique: uma abordagem orientada para a alfabetização de reclusos e a necessidade de aprendizagem na cadeia civil de Angoche

09/12/2022 14:48

 

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado Oferta educativa em Moçambique: uma abordagem orientada para a alfabetização de reclusos e a necessidade de aprendizagem na cadeia civil de Angochede lavratura dos pesquisadores: Justin Amuri Mweze e François Kisumbule Biombe

 

Este artigo corresponde a uma pesquisa realizada na área de Avaliação da Qualidade e Sistema de Educação e Formação tendo como objecto de estudo a oferta educativa em Moçambique com objectivo principal de analisar a oferta educativa relativamente à alfabetização de reclusos na cadeia civil de Angoche. No entanto, a pesquisa procurou identificar as dimensões educacionais que necessitam ser desenvolvidas para implementar com sucesso a oferta educativa e a necessidade de alfabetização dos reclusos. Para tal, três dimensões chaves foram identificadas: políticas educativas, qualidade educativa e necessidades de aprendizagem. Na primeira dimensão, procedeu-se a um estudo sobre o papel do sistema educativo na vida sociopolítica e cultural das pessoas; na segunda, fez-se uma reflexão sobre o que é a qualidade educativa, e na terceira, pautou-se na forma como as necessidades dos reclusos são traduzidas nos processos pedagógicos. Na sua orientação, a pesquisa foi de abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso.

Palavras-chave: oferta educativa, necessidades, qualidade educativa, reclusos.

 

Abstract: This article corresponds to a research carried out in the area of Quality Assessment and Education and Training System, having as object of study the educational offer in Mozambique with the main objective of analyzing the educational offer in relation to the literacy of inmates in the civil prison of Angoche. However, the research sought to identify the educational dimensions that need to be developed to successfully implement the educational offer and the inmates' literacy needs. To this end, three key dimensions were identified: educational policies, educational quality and learning needs. In the first dimension, a study was carried out on the role of the educational system in people's socio-political and cultural life; in the second, there was a reflection on what educational quality is, and in the third, it was based on how the needs of inmates are translated into pedagogical processes. In his orientation, the research had a qualitative approach in the form of case study.

 

Para a leitura em PDF, clique no título abaixo:
Oferta educativa em Moçambique- uma abordagem orientada para a alfabetização de reclusos e a necessidade de aprendizagem na cadeia civil de Angoche.pdf (279314)

 

CLIQUE AQUI para acesso ao certificado