O Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Bibliográfica

20/12/2020 11:57

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “O Xadrez como Estratégia Pedagógica de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Bibliográfica”  de lavratura dos (as) autores(as) Sebastião Gomes da Silva. Em ordem de apresentação, Sebastião, Formado em Educação física pela UFMT "Universidade Federal De Mato Grosso" maio de 1992.Especialista em psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia ciências e Letras de Araxá, MG julho de 1993.Especialista em metodologia do ensino da educação física, pela UFMT "Universidade Federal De Mato Grosso" abril de 1998.Atualmente e professor de educação física concursado do IFMT, lotado no campus Cel. Octayde Jorge da Silva, no município de Cuiabá

Esta, a síntese do estudo

O xadrez é um jogo sendo considerado milenar, atualmente é considerado como um esporte de alto nível, pois, exige uma concentração muito grande por parte dos jogadores. Este estudo tem como objetivo geral, realizar uma análise bibliográfica da utilização do xadrez como estratégia pedagógica de ensino e aprendizagem. A metodologia trabalhada nesse estudo, é uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa que aborda alguns conceitos de autores que contribui com conceitos sobre   a utilização do xadrez como instrumento de aprendizagem e inclusão. Os principais autores elencados nesse estudo foram: Julião (2008); Silva (2002); Santos (2012); Kassar (2011); PCNs (2002). As principais conclusão, ressalta que o jogo do xadrez, tem a capacidade de alcançar tais objetivos, é uma ferramenta que auxilia para trabalhar a educação inclusiva escolar, pois, com a jogo do xadrez, tem a possibilidade de interação entre os pares.

 

B.N:

Emprestamo-nos de citação utilizada pelo autor para manifestar as expressões, objeto de interesse deste estudo, r. aos pressupostos assumidos, como planejamento, estratégia e processo transformador, no contexto da Educação Especial, elucidados pela prática do xadrez

Cfr. pág. 7 - citação

“Maior consciência sobre a missão da organização; Um melhor entendimento da estrutura da organização e da relação do ambiente interno com o contexto social, econômico e político; A criação de novos instrumentos de análise e previsão; Estabelecimento de critérios para a definição de prioridades e alocação de recursos; Formas de aprendizado recíproco; Uma melhor compreensão das dificuldades enfrentadas nas diferentes instancia da organização e maior cooperação entre elas; Uma maior cooperação entre as diferentes instâncias no sentido de obter maior diferencia e eficácia, abrindo caminhos para novas formas de gestão, aumentando a capacidade de resposta às demandas tanto internas como externas; Uma otimização de recursos disponíveis, possibilitando uma relação mais positiva entre custos e benefícios, diminuindo o peso dos gastos administrativos; A definição clara de funções e articulação funcional e operativa entre as diferentes instâncias; Uma consequência da globalidade e interdependência entre as diversas atividades; Uma consciência da responsabilidade de cada um na obtenção de resultados. (GANDIN, 1983, p. 18)”.

 

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o exame em profundidade do espectro de práticas, teorias e ferramentas metodológicas à novas formas de aprendizagem a partir do uso estratégico do Xadrez Escolar; e pela tentativa de articulá-las com debates teóricos pertinentes para o desenvolvimento intelectual e socialização.  

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

arcient0012232020.pdf (186910)