O Uso das Metodologias Ativas como Recurso Didático na Formação Crítica do Acadêmico do Ensino Superior

14/07/2020 21:43

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “O Uso das Metodologias Ativas como Recurso Didático na Formação Crítica do Acadêmico do Ensino Superior ",  de lavratura do(as) autores(as)-pesquisadores(as) Elton do Amorim Silva, e Maria Antônia Ramos Costa. O estudo, em pauta, se trata de Artigo Científico Original do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do Programa de Formação de Pesquisadores em Educação - 2020.

Em ordem de apresentação, nossos autores são: Elton, Possui graduação em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Pós Graduação Lato Sensu em Educação com Ênfase no Ensino de Matemática e Física. Atualmente é professor de Matemática Financeira, Gestão Estratégica de Custos e Fundamentos de Ciências Exatas na Faculdade do Pantanal - FAPAN, professor de Matemática no CENTRO EDUCACIONAL ANÁLIA FRANCO. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Analítica; Maria Antônia, Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes-Fiar, Pós-graduada em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar pela Faculdade Santo André e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Desarrollo Sustentable–UDS-Assunção/Paraguai. Tutora presencial do Instituto Federal de Rondônia – IFRO e Unopar – Ariquemes-Rondônia.

Nota do Editor:

A título de epígrafe, extraímos passagens do trabalho de nossos autores, onde mencionam o pensamento de três dos maiores pensadores e filósofos (de correntes diversas) da História,  em algumas  citações diretas que resumem o sentido da pesquisa e situam a motivação do tema, no contexto de um modo de aprendizagem que ultrapassa a herança grega de nosso logos (Tradicional dicotomia Teoria e Prática)

Pág.6. Conste-se:

“Montaigne (1533-1592), um dos precursores, defendeu a atenção do educador à inteligência da criança, tendo a responsabilidade de incentivá-las a exercitar seus entendimentos e realizar escolhas nos diversos campos do ensino [...] “É bom que [o preceptor] faça trotar essa inteligência [a da criança] à sua frente para lhe apreciar o desenvolvimento e ver até que ponto deve moderar o próprio andar, pois em não sabendo regular a nossa marcha tudo estragamos ” (MONTAIGNE, 1972, p. 81).

“[...] Leonardo da Vinci (1452-1519) considerava que as letras - entendida como conhecimentos adquiridos através do estudo - “[...] sejam vãs e cheias de erros, porque não nasceram da experiência, mãe de toda certeza, e nem leva a determinada experiência, isto é, sua origem, meio ou fim não passam por nenhum dos cinco sentidos [...]” (Apud MANACORDA, 1989, p. 184).

“A propósito, [...] John Locke (1632-1704): “Suponhamos, pois que a mente é, como dissemos, um papel branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer ideias; como ela será suprida? [...] De onde assimila todos os conteúdos da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência” (1973, p. 165).

Pedindo licença aos autores para um aparte. Neste trabalho foi empregado um termo incomum: Ensinagem .  Esclarecemos que esse termo, criado por Léa das Graças Camargo Anastasiou em 1994,  foi adotado para se referir a uma prática social, crítica e complexa em educação entre professor e estudante,  com a proposta de  contemplar uma visão de processo recíproco entre a ação de ensinar e a de apreender, havendo um acordo de mão dupla entre professor e aluno.

Eis, a síntese do estudo:

Compreender como os docentes pensam sobre as metodologias ativas e o seu perfil de ensinagem são relevantes para uma efetiva formação continuada do docente da educação superior, o que, acredita-se, interferirá também no aluno. E as metodologias ativas, pelas possibilidades que favorecem para que se interliguem os conhecimentos teóricos com a realidade, parecem um caminho promissor para tanto. Muitos certamente estão atentos às inovações pedagógicas, sobretudo, referente à tecnologia material e metodologias ativas de ensino, indicando que a abertura dos docentes às metodologias ativas são progressivas e requerem ações de formação continuada docente que incentivem a reflexão e o conhecimento prévio sobre as várias formas de conceber os processos de ensino-aprendizagem pautadas nas metodologias ativas. Há de se levar em conta a formação, o domínio do conteúdo e a experiência do professor, pois o exercício da docência exige a mobilização de saberes da experiência e saberes pedagógicos e científicos um ensino eficiente.

Congratulamos com os autores pelo excelente estudo endereçado a nossa Revista!

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link a seguir:

artcient07152020.pdf (223896)

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link a seguir: