O Transtorno do Espectro Autista - Compreendendo o Fenômeno

02/08/2020 05:34

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “O Transtorno do Espectro Autista - Compreendendo o Fenômeno”  de lavratura dos (as) autores (as) Almelina Cassia de Assis Carvalho, e Maria Antônia Ramos Costa. Em ordem de apresentação, os pesquisadores (as) são: Almelina, Graduada pela Universidade UNIC - MT, Ciências Biológicas, Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas SC, Pós Graduada em Psicopdagogia - Clinica é institucional pela Faculdade das Águas Emendadas - Planautina -DF; e Maria Antônia, Graduada em Pedagogia pela faculdade Integrada de Ariquemes Fiar, Pós-graduação em Gestão Integrada pela Faculdade Santo André, Mestre em Ciência da Educação pela Universidad Desarrollo Sustemtable – UDS-Assunção, Professora Tutora no Instituto Federal de Rondônia e Unopar-Ariquemes-Rondônia. –. O estudo, aqui, apresentado, fruto do denodo de pesquisa bibliográfica empreendida no campo das Ciências da Educação,  trata-se de Artigo Científico Original do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do Programa de Formação de Pesquisadores em Educação - 2020.

Reportamo-nos às palavras dos(as) autores(as), destacando, no totum corpus investigationis, um dos parágrafos conclusivos a respeito dos resultados alcançados, com base nos dados coletados - dos quais os (as) autores(as) tiveram o cuidado e rigor metodológico adequado para demonstrá-los-, e colacioná-los com os conteúdos e conceitos interpretados da literatura especializada sobre o autismo, saúde mental e investigações qualitativas na Educação.

Pág.9. Conste-se:

“A pesquisa foi esclarecedora, pelo fato de nos deixar cientes de que a ação pedagógica do professor não pode ser isolada, mas sim adaptada à diversidade de histórias, contexto social e inclusão. Ou seja, o professor deve estar disposto a suplantar os desafios, deixando de lado os preconceitos, as ideias fixas e a forma de ensino bancária. Assim, o professor irá fazer com que os alunos façam suas escolhas e tenham responsabilidades nas decisões tomadas, formando os alunos cidadãos independentes.

Por intermédio deste artigo, pode-se contribuir com o processo de conhecimento relativo a temática, no sentido de auxiliar os professores que atuam na escola no sentido de oportunizar criança a progredir e ser preparada para a vida adulta por meio de ação pedagógica formativa, compreendendo as diferenças e ressaltando as habilidades e capacidades de cada um sem distinção”.

 

Esta, a síntese do estudo:

Este artigo tem por objetivo evidenciar um transtorno comumente denominado de Autismo que é relativo ao denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se configura como relativo ao desenvolvimento neurológico, qu tze ocasiona a dificuldades de comunicação, assim como relativa a interação social, e que atinge também o comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos.  De causa até então desconhecida, é compreendido na perspectiva de uma síndrome de origem multicausal que envolve fatores genéticos, neurológicos e sociais da criança. Metodologicamente o artigo se caracteriza como sendo de natureza qualitativa bibliográfica, em conformidade com os preceitos de Bogdan e Biblen(1994). Como resultado apontamos a importância do conhecimento deste fenômeno, tendo em vista o grande número de crianças acometidas pelo mesmo e que chega à escola e exige um atendimento personalizado, além da necessidade das famílias de apoio especializado.

Nota do Editor:

Os questionamentos sobre o fenômeno do autismo não são novos, porém, o olhar aqui dedicado, permite alçar novas respostas justificando outras escolhas e opções de trabalho. O caminho percorrido quanto a relação dos pesquisadores com o fenômeno observado,  nas considerações de casos singulares, proporciona colocar a questão do autismo em novos termos: a questão da identidade/alteridade, suas inerentes complexidades, bem como o estatuto do saber e contribuição de cada linha de raciocínio cultivada. As investigações de índole qualitativas são convidativas ao leitor para apreciação de uma “sociologia in vivo, ao invés de in vitro”, pois os profissionais da educação se empenham em retirar e refinar seu conhecimento em Ciência Social, a partir da experiência e consideração do vivente à que empenharam atenção. A construção desse saber não é um amontado de informações coletadas, provém de elaboração cuidadosa segundo modalidades particulares, seja do ponto de vista clínico, do educador e o social. Rectius, o saber que se deriva do objeto da presente, é extraído da vida, e a pluralidade dos saberes de áreas conexas da qual resulta o Profissional/Pesquisador/Tutor de Educação são a base de seu trabalho e da visão científica que supedanea sua legitimidade.

Congratulamo-nos com os autores (as) pela produção original do trabalho dedicado às Ciências da Educação.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient08022020.pdf (198456)