O Processo de Alfabetização e Letramento Utilizando a História em Quadrinho como Recurso Didático

14/12/2020 17:08

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “O Processo de Alfabetização e Letramento Utilizando a História em Quadrinho como Recurso Didático ”  de lavratura dos (as) autores(as) Liliani Aparecida Pereira Bissoli; Almelina Cássia de Assis Carvalho; Isis Monteiro Moitinho; Sonia Fernandes de Oliveira; Selma Rodrigues Soares da Silva; e Lazara Aparecida Garcia de Souza. Em ordem de apresentação: Liliani, Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e estudante de pós-graduação pelo grupo Faveni; Almelina, Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá- UNIC, pós-graduação em Psicopedagogia pela faculdade das Águas Emendadas em Planaltina – DF; Isis, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, pós-graduada em Psicopedagogia pela faculdade Integrada de Cuiabá – BIC; Sonia,  Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e Educacional pela faculdade Integrada de Várzea Grande – Five; Selma, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e Educacional pela Faculdade Integrada de Várzea Grande- FIVE; e Lazara, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, pós-graduada em Linguística e Educação Infantil pela Faculdade de Educação e Letras – UNIG.

 

Esta, a síntese do estudo:

O estudo tem como objetivo central o tema alfabetização e letramento e a utilização de história em quadrinho como recurso no processo de alfabetização. É muito importante para o professor (a) que trabalha com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de alfabetização e letramento, e entender como o letramento acontece nas atividades desenvolvidas em sala de aula, na medida em que estes alunos de alfabetizam. Destacando as possibilidades que as histórias em quadrinhos oferecem como recurso pedagógico nesse processo de alfabetização e letramento. A metodologia pautou-se em um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão. A utilização das histórias em quadrinhos como recurso pedagógico é muito importante quando utilizado de forma correta.

 

B.N:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Educação com suportes emprestados da Pedagogia. O estudo comenta diversos usos proveitosos da História em Quadrinho (HQ), verifica a posteriori, as maneiras proveitosas de se apoiar nesse recurso, para alcançar objetivo de “alfabetizar letrando”. O material adequado em HQ, gradualmente vai pavimentando o caminho para que a criança  adquira aos poucos o hábito de leitura em sua vida,  reconheça os sistemas de escrita, e conforme esse hábito se consolide,  a prepara para se familiar com outros gêneros textuais. A vantagem proporcionada pela estratégia da HQ, é que poderá estimular a criatividade de forma prazerosa e divertida

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0015122020.pdf (278258)