O Ensino de História e Cultura Indígena Na Escola: Relações Étnico-Raciais e Prática Pedagógica

21/11/2020 18:38

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “ O Ensino de História e Cultura Indígena Na Escola: Relações Étnico-Raciais e Prática  Pedagógica ”  de lavratura dos (as) autores(as) Edivânia Pedro da Costa, Rubenilza Rodrigues Dutra, Keila Feitosa das Neves, Osineide Gonçalves Primo,  Maria das Dores Nunes Souza, Lenir Vieira Dias Vittorazzi.

Em ordem de apresentação: Edivânia, Graduada em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, pós-graduada em Educação Especial- Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela faculdade de Educação de tangará da Serra – UNISERRA; Rubenilza,  Graduação em história e Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, pós Graduada em Metodologia do Ensino de História no processo Educativo. Faculdade São Luiz; Keila, Graduada em Normal Superior pela Faculdade Integrada Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humana, pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade das Águas Emendadas, em parceria com o IP – Instituto Panamericano de Educação Assessoria e Consultorio Ltda em Planaltina – DF; Osineide; Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Pós-graduada em Educação Especial com Ênfase em Educação Infantil pela faculdade de Ensino regional Alternativa FERA;  Maria,  Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduada em Psicopedagogia pela Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena em Juína – MT; e Lenir, Graduação em Artes Plásticas Universidade de Cuiabá – UNIC, Pós-graduada em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação ICE.

Esta, a síntese do estudo:

Esse artigo discute as potencialidades e desafios do trabalho com a temática indígena nas escolas, mais especificamente, as práticas de ensino que atendam aos requisitos da lei 11.645/08 (que envolve o ensino da história e cultura indígena).  Fortalecer a forma de educação política do diálogo interdisciplinar e do ensino da história africana e afro-brasileira no currículo básico, para garantir a educação das relações étnico-raciais do conhecimento, promovendo a educação antirracismo na África. Valorizar e compreender a história e cultura africanas e afro-brasileira, o que ajuda a realizar uma formação humanística, compreensão das relações sociais e resolver as desigualdades. E baseado numa pesquisa bibliográfica de autores já concretizados Gomes (2011), Passos (2001), Lima (2006), entre outros, além do documento de orientação do conselho nacional de educação (2004) e das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais (2004).

Breve Nota:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso das relações étnicos racionais, da cultura e história dos povos indígenas; concomitante às questões culturais que permeiam valores educacionais e adequada apreciação da história africana, e cultura afro-brasileira (manifestações culturais do Brasil com notas de influência da cultura africana).

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

arcient0011222020.pdf (115323)