O Currículo como Formador de Cidadania

13/12/2020 19:24

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “O Currículo como Formador de Cidadania”  de lavratura dos (as) autores(as) Miriam Salete Garcia de Almeida. Em ordem de apresentação, os(as) autores(as) Miriam, Graduada em Orientação Educacional pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, Pós-Graduada em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá- FIJ. Coordenadora da Inspeção Escolar/CIE/SEDUC/CRE/Buritis-RO.

Esta, a síntese do estudo:

As escolas que começaram a despontar no Brasil é uma escola vinda com os Padres Jesuítas, que tinham como objetivo formar letrados eruditos, uma educação literária, humanista, capaz de dar brilho à inteligência, destinado à aristocracia rural para a formação de seus futuros representantes políticos junto ao poder público. Tal escola tinha um currículo elitista, pois nela raramente adentrava o filho do pobre, e quando entrava, era para aprender o básico. Mas elas, as escolas chegaram com seus “dogmas” suas tradições e legislações, um currículo a ser ensinado. Este estudo deseja instigar uma reflexão no papel do Currículo como formador de cidadania, descrevendo se o currículo escolar está contribuindo favoravelmente para a formação de cidadania dos educandos. Propõe uma reflexão sobre a atuação da escola e dos professores a participação da comunidade escolar num currículo escolar que deveria formar para a cidadania. Repensar a atuação do currículo escolar e que este venha de encontro com as expectativas e necessidades reais do educando e de se reconstruir um currículo escolar que una o saber científico e o saber popular na construção de cidadania.

 

B.N:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso às Ciências da Educação; Orientação Educacional, Pedagogia, Valores Culturais, e Reflexões sobre a gestão de políticas educacionais para legitimar a continuidade do Saber Escolar; Fundamentada em marcos teóricos a respeito do Contexto da Cultura, Sociedade, Currículo, bem como exame de ideologias que construíram a história da educação brasileira.

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012142020.pdf (174584)