Mudanças de Hábitos Alimentares para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Revisão da Literatura

30/08/2020 00:28

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “Mudanças   de   Hábitos   Alimentares   para   a   Prevenção de  Doenças Cardiovasculares: Revisão da Literaturade lavratura dos (as) autores (as) Denise Eberhardt, e Andréa Cristina Silva Gonzales. Em ordem de apresentação, são nossos autores(as): Denise, Nutricionista Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos, ESTÁCIO DE SÁ; e Andréa, Nutricionista Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, UFRGS.

Nota Editorial:

Objetiva o presente oferecer aos seus leitores, uma  consideração sobre o papel da intervenção nutricional à prevenção de uma série de desordens orgânicas como dislipidemia, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, discorrendo sobre a atenção necessária que deve ser levada em conta na elaboração de um plano alimentar individualizado, respeitando os limites e características de cada um. Apresentam suas observações acerca das escolhas alimentares, regulação de hábitos físicos saudáveis. Foram inspecionados fontes que tratam de Nutrição, Cardiologia, ao lado de artigos sobre enfermagem e medicina  voltada para a prática esportiva.  Contribui para disponibilizar aos leitores e estimular novas posições dos estudiosos de ciências nutricionais à respeito das descobertas relatadas e outras à espera de resultados.

 

Esta, a síntese do estudo:

Doenças cardiovasculares são doenças que afetam o sistema circulatório. São uma das maiores causas de morte e promovem altos custos para a saúde pública. Os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que são capazes de ser modificáveis, como por exemplo, aderir a uma alimentação saudável e equilibrada, contribui para a prevenção das doenças cardiovasculares, sendo de grande importância que intervenções nos hábitos alimentares ocorram para o controle e a prevenção destas doenças na população. Através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a influência da alimentação adequada e dos hábitos alimentares na prevenção e controle das doenças cardiovasculares, no intuito de sensibilizar os profissionais da área da saúde e a população a aderirem a uma alimentação saudável visando a promoção da saúde.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-, para  a Ciência Nutricional.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra em PDF, clique no link a seguir:

 

artcient08282020.pdf (110399)