Influência da Propaganda na Prática de Automedicação em um Grupo de Moradores Residentes em um Bairro de Redenção-Pa

01/07/2020 08:48

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz a Pesquisa intitulada “Influência da Propaganda na Prática de Automedicação em um Grupo de Moradores Residentes em um Bairro de Redenção-Pa”  de lavratura das autoras Adriana Passos Oliveira, Jaqueline Almeida Frey, Carolinne de Oliveira Marquez. Quanto à folha curricular, em ordem de apresentação: Adriana, é Acadêmica do curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Jaqueline, é Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, Especialista em Administração Hospitalar pela Unopar; e Carolinne, é Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, Especialista em MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias, Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados ao Paciente.

Reportamo-nos a trechos selecionados da coerência interna da pesquisa, dando vistas no corpus,  os meios técnicos- metodológicos implicados:

Quanto aos procedimentos técnicos para a coleta de dados, foi adotada a pesquisa bibliográfica e  estudo de campo. Em caráter instrumental, introduziu-se questionário estruturado serviu  para determinar a coleta dos dados. [...]. Foram consideradas variáveis como sexo, idade, escolaridade, condição socioeconômica, entre outras. Os entrevistados foram informados sobre a natureza do trabalho e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)[...]”.

Esta, a síntese do estudo:

Os resultados de muitos estudos têm constatado que a propaganda de medicamentos é responsável por induzir a população a praticar a automedicação e por isso vem se tornando um problema de saúde pública. As pessoas que dificilmente têm acesso ao atendimento de suas necessidades básicas de saúde são estimuladas pela propaganda e acabam por consumir demasiada e desenfreadamente os medicamentos. O alto índice de pessoas que se automedicam influenciadas pela propaganda realizada nos meios de comunicação sobre os medicamentos de venda livre e que em consequência disso prejudicam a saúde é preocupante. Assim deparamo-nos com uma questão a ser pesquisada: qual a influência da propaganda sobre a automedicação na população em estudo? Esta pesquisa teve como tema “Influência da propaganda na prática de automedicação em um grupo de moradores residentes em um bairro de Redenção-PA”, objetivou – se - á analisar a influência da propaganda na prática de automedicação em um grupo de moradores residentes em um bairro de Redenção-PA. O meio utilizado foi o método indutivo, ou seja, foi realizada a descrição dos fatores que levaram a propaganda a influenciar ou não a automedicação no grupo em estudo com a finalidade de comprovar as hipóteses formuladas.

 

Bem-haja ao feito proporcionado.

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link abaixo:

artcient01072020.pdf (343174)