Fluoxetina Voltada ao Tratamento da Depressão

30/11/2020 18:36

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Fluoxetina Voltada ao Tratamento da Depressão ”  de lavratura dos (as) autores(as) Jorge Luiz Beltrão Tyszka, Lucas Moreira Teles, Jaqueline Almeida Frey e Carolinne de Oliveira Marquez. Em ordem de apresentação: Jorge, Acadêmico do curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Lucas, Acadêmico do curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Jaqueline, Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, especialista em Administração Hospitalar pela Unopar; Carolinne de Oliveira Marquez, Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, especialista em Gestão de Farmácias e Drogarias pela Unoeste. Mestranda em Ciências e Meio Ambiente UFPA. A presente pauta, trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Esta, a síntese do estudo:

Introdução: O presente artigo busca tratar sobre ao medicamento fluoxetina utilizada no tratamento da depressão, levando em consideração os efeitos devastadores dessa doença que pode apresentar perda de energia, mudanças de apetite, sono, ansiedade, baixa concentração, indecisão, sentimento de inutilidade, e os casos em que se torna mais gravosa pensamentos de automutilação e suicídio. A escolha do tema surge da necessidade de construir um conhecimento técnico e teórico sobre a manipulação desse medicamento, e também a percepção de que o paciente de informações não apenas dos benefícios medicamentosos, mas, também dos possíveis efeitos colaterais, mecanismo de ação e adversos, ambos precisam ser explicitamente compreendidos pelo paciente. A problemática levantada fora a seguinte: De que forma a fluoxetina influencia no tratamento da depressão? Objetivo: Analisar de que forma a fluoxetina influencia no tratamento da depressão, analisando seus efeitos. Material e Métodos: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica e literária de artigos e trabalhos publicados entre os períodos de 2007 a 2020, levando em consideração os métodos de análise dialético que busca interpretar as informações obtidas nas literaturas escolhidas. Outro método de pesquisa aplicado fora o comparativo que busca explicar os fenômenos e analisar os dados concretos levantados. Resultados e discussão: A causa da depressão varia de indivíduo para indivíduo, podendo ou não estar ligada a fatores genéticos, além

de também poder ser secundária a doenças neurodegenerativas, a intervenção dada através da fluoxetina é estudada no âmbito científico e acadêmico no sentido de controle sintomático. Considerações Finais: A realização do presente trabalho tratou sobre a fluoxetina enquanto um fármaco bastante utilizado no tratamento depressão bem como em outros transtornos psíquicos como ansiedade e de personalidade, chegando à conclusão de que seu princípio ativo auxilia no controle e diminuição dos sintomas depressivos.

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências de Farmácia e Medicina.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

arcient0011302020.pdf (175797)