Evolução Histórica do Transtorno de Déficit de Atenção

02/11/2020 01:39

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Evolução Histórica do Transtorno de Déficit de Atenção de lavratura dos (as) autores (as) Adriane Silva de Abreu Oliveira, Cristiana Silva de Abreu, Mayara Brauna Priscila, Neuzenir  Silva de Abreu Oliveira, Rafael de Abreu Lopes, Santino de Oliveira, Silmara Souza Brauna

 

Esta, a síntese do estudo:

O presente estudo buscou-se investigar assuntos referente ao contexto histórico do Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o mesmo descreve uma análise sobre o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais: DSM-IV. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Procura -se evidenciar o conceito de TDAH no contexto escolar, conhecendo as responsabilidades pedagógicas que o transtorno ocasiona e  sugere uma construção de estratégias para amparar os professores no processo de aprendizagem desses alunos. O estudo foi desenvolvido tendo como base o Manual do TDAH que foi instituído em 1994 pela American Psychiatric Association, com a publicação da quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM-IV) e reforçado nas teorias de Neto, (2010), Galvão, Abuchaim, (2009), afirmando que o TDAH pode causar várias consequências, prejudicando o ser humano da infância até a vida adulta. Diante disso, utilizam-se os conceitos de Borges apud Alencar, (2006), e Karagiannis, (1990). Desta forma, as estratégias pedagógicas no âmbito escolar são necessárias para o desenvolvimento dos alunos, considerando que há necessidade de práticas pedagógicas mais assertivas, pois a relação aluno - professor e sala de aula exigem dinâmicas e práticas diversas para que os resultados sejam exitosos para que o processo de ensino aprendizagem aconteça de fato para esse público.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Psiquiátricas e Psicológicas.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0011032020.pdf (120347)