Educação Física Escolar e a Prática Docente: Uma Revisão Bibliográfica

21/12/2020 12:47

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Educação Física Escolar e a Prática Docente: Uma Revisão Bibliográfica ”  de lavratura dos (as) autores(as) Sebastião Gomes da Silva. Em ordem de apresentação, Sebastião, Formado em Educação física pela UFMT "Universidade Federal De Mato Grosso" maio de 1992.Especialista em psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia ciências e Letras de Araxá, MG julho de 1993.Especialista em metodologia do ensino da educação física, pela UFMT "Universidade Federal De Mato Grosso" abril de 1998.Atualmente e professor de educação física concursado do IFMT, lotado no campus Cel. Octayde Jorge da Silva, no município de Cuiabá

Esta, a síntese do estudo

A prática pedagógica do professor de educação física escolar pode ser definida para a elaboração, participação e avaliação e formação dos alunos para participar democraticamente da vida em sociedade. O presente estudo teve como objetivo geral analisar o contexto da educação física escolar e prática docente. O estudo é uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. As análises teóricas evidenciam que ainda há uma certa insegurança em alguns aspectos para que o professo execute suas práticas pedagógicas. Esses aspectos podem estar ligados diretamente as vivencias anteriores e até mesmo a sua formação como educador.

 

B.N:

Cfr. pág. 6 – presente citação:

“Se, por um lado, persiste o modelo centrado nas decisões do professor que pretende preservar os objetivos tradicionais da disciplina conforme previstos em legislações oficiais anteriores, os quais se configuram, basicamente, no desenvolvimento das modalidades esportivas e da aptidão física, por outro lado, ocorre cada vez mais intensamente o desenvolvimento de projetos para uma Educação Física comprometida com finalidades mais amplas, ou seja, consecução de metas socioeducacionais como o fomento à saúde e a formação da personalidade, buscando se inserir nas propostas político-educacionais de tendência crítica brasileira (KUNZ, 2003, p.17 )”.

 

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o exame em profundidade do espectro das versões de Educação Física Escolar em conjunto com a Prática Docente, e contribuição à Ciência Social.  

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012242020.pdf (213412)