Educação Ambiental e Cidadania no Contexto Escolar

17/12/2020 19:40

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Educação Ambiental e Cidadania no Contexto Escolar   de lavratura dos (as) autores(as) Margareth Barbosa dos Santos Domingos. Em ordem de apresentação, Margareth, Graduada em Biologia e Pedagogia, com especialização em Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação Infantil, docente na turma do 4º ano na escola Ruth Rocha em Ji-Paraná-Rondônia.

Esta, a síntese do estudo

O presente estudo, traz conceitos que tratam da Educação Ambiental no âmbito escolar, como a ética e a diversidade na educação inclusiva, possibilitando assim, construir no aluno valores éticos e morais que são fundamentais para desenvolver sua cidadania. Portanto, a escola precisa contemplar um trabalho alicerçado na superação da exclusão e na descriminação tão presentes atualmente nas instituições escolares. Desse modo, o objetivo central é trabalhar os conceitos que são importantes no âmbito educacional para que assim, cada sujeito seja capaz de conduzir suas relações sociais e afetivas no meio em que está inserido. Considera-se que o tema é pertinente para docentes e discentes na busca da construção de uma educação inclusiva e humanizada.

 

B.N:

Cfr. pág. 7 - citação

“A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre as problemáticas ambientais, compreendendo-se a capacidade de captar a gênese, a evolução, e os processos de reversão de tais danos ao meio ambiente. (POLLI; SIGNORINE, 2012, p.08).”.

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciência Social, Educação Ambiental, Ética, Lógica de Consumo Sustentável, Pedagogia na Educ. Ambiental  inter alia.

 

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir

arti0012212020.pdf (144382)