Concepções Teóricas que sustentam a Prática da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais: Um Relato de Experiência

10/07/2020 00:16

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Concepções Teóricas que sustentam a Prática da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais: Um Relato de Experiência ",  de lavratura do(as) autores(as)-pesquisadores(as) Andréa Pequeno Limeira, Sônia  Fernandes  de Oliveira, Zaine de Souza  de Oliveira, e Priscila Carla Hauco Toro. Em ordem de apresentação, nossos autores são: Andréa, é Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e Educação Infantil pela Faculdade Futura; Sônia,  Graduada em Pedagogia pela Universidade do estado de Mato Grosso (MT) Unemat, Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e educacional pela faculdade Integrada de Várzea Grande – Five; Zaine; possui Graduação em Matemática pela Universidade do estado de Mato Grosso (MT) Unemat, Pós-graduada em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela faculdade Fetac; e Priscila, Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais e AEE e Sala de recursos Multifuncionais pela faculdade Faveni e a Futura.

Reportamo-nos a algumas palavras utilizadas pelas autoras, a justo título, no que diz respeito a investigação aprofundada sobre o ensino, sendo, a leitura e escrita o objeto principal da atenção de nossas pesquisadoras:

Pág.2. Conste-se:

“Segundo Dutra (2011), ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo. Através do hábito da leitura o homem pode tomar consciência das suas necessidades, promovendo assim a sua transformação e a do mundo”.

Eis, a síntese do estudo:

No decorrer do nosso dia em sala de aula, nos deparamos sempre com alunos que não gostam de ler, que alegam motivo de ler mal, não gostam de escrever pelos erros de ortografia. O objetivo do presente texto é aprofundar discussões sobre a importância da leitura e escrita nas séries iniciais, apontando para a necessidade de se recuperar a milenar arte de ler e escrever, procurando despertar para que os alunos possam se interessar e praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa. O estudo foi fundamentado na teoria de autores e nos relatos de experiências de algumas professoras na questão do incentivo da leitura e da escrita. Tendo em vista, que há necessidade por parte de toda a sociedade de uma maior conscientização e incentivo à leitura. Desse modo, buscou-se considerar a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, procurando embasamento teórico através de diversos textos, relato de experiência para se chegar um resultado produtivo e satisfatório que poderá ser utilizado por outros profissionais

Nota do Editor:

Não há dúvidas de que a leitura, como um processo em si, de obras, livros, em diferentes meios e modos fornece conceitos e muitas metáforas que podem ampliar o universo existencial de todos. Os autores chamaram a atenção para a presença persistente da leitura e escrita, como um caminho de viabilização para formação social, crítica e ética, além do ensino propriamente formal.

É certo que no geral, jaz nas pesquisas qualitativas, como as que estão voltadas para a Educação, a implicação dos pesquisadores no cotidiano (o qual podemos chamar “vivido das pessoas”), em virtude do qual pode-se absorver  conhecimento agregado de valor epistemológico, consoante o qual o saber tanto do pesquisador como o dos pesquisados fecundam-se mutuamente.

Esse processo certamente implica numa análise dos dados- dos referenciais teóricos e daqueles obtidos em campo, do qual o comprometimento com a qualidade contribui para a renovação na área de Educação Social de modo geral.

Os referenciais adotados, embora possam acentuar, não se limitam a um único campo de conhecimentos em particular,  sendo ampliada gradativamente em outros domínios, fecundando o principal

As teorias que são aqui engendradas não são predeterminadas de maneira fixa, pois a análise baseia-se em um processo de indução e  sobre e na exposição a abertura aos dados.

Bem-haja aos(as) autor(es) as que, a contento, promoveram com eficácia a análise de seu fenômeno de pesquisa!

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link a seguir:

artcientReg07092020.pdf (171639)