Business Intelligence: Um Diferencial Competitivo para as Empresas

03/09/2020 23:31

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “Business Intelligence: Um Diferencial Competitivo para as Empresasde lavratura dos (as) autores (as) Gabriela Leusin Regio, e Luciano Bérgamo. Em ordem de apresentação, nossos autores são: Gabriela,  Graduanda em Administração (Claretiano Centro Universitário-2023), Especialista em Gestão em Saúde (Fiocruz-2019), Tecnóloga em Marketing (Fatec Internacional-2011); Luciano, Mestre Engenharia de Produção (Universidade de Araraquara-2016), MBA em Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios (Fundação Getúlio Vargas – 2003). Especialista em Banco de Dados (Universidade de Franca – 2001). Tecnólogo em Processamento de Dados (Universidade de Franca – 2000

Nota Editorial:

Objetiva o presente demonstrar aos seus leitores, como é na prática o Business Intelligence nos Sistemas de Informação empresariais; o seu papel estratégico na composição organizacional, e a devida consideração que deste têm os gestores para esteá-los em seu processo de tomada de decisão.

 Contribui o manuscrito expondo pontos de vista sobre a Gestão do Conhecimento, a luz de novas observações com os elementos de Business Intelligence e Inteligência Artificial. A presente trata-se, de Artigo de Revisão de Literatura.

Reportar-nos-emos a citação escolhida pelos autores para posicionar o leitor sobre o que é Business Intelligence, e a que finalidade serve. Cfr.Pág.3

Conste-se:

“O conceito de Business Intelligence com o entendimento de que a Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial compõe-se de um conjunto de metodologias de gestão implementadas através de ferramentas de software, cuja função é proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e da alta administração nas organizações, baseada na capacidade analítica das ferramentas que integram em um só lugar todas as informações necessárias ao processo decisório. Reforça-se que o objetivo do Business Intelligence é transformar dados em conhecimento, que suporta o processo decisório com o objetivo de gerar vantagens competitivas”. (Apud ANTONELLI (2009, p. 79).

 

Esta, a síntese do estudo:

O presente trabalho buscou o entendimento do Business Intelligence-BI por meio do seu significado e propósito, bem como sua contribuição ao seguimento organizacional. O BI pode ser traduzido como inteligência nos negócios, sendo uma ferramenta que coleta, armazena, reorganiza, analisa e compartilha informações de forma integrada com o objetivo de auxiliar nas tomadas de decisões e na melhoria dos processos internos nas empresas. O conhecimento organizacional e o gerenciamento das informações são essenciais ao sucesso de qualquer empreendimento, independente do seu porte e segmento no mercado. Portanto, a utilização dos SIs possui papel chave para alcançar resultados promissores oferecendo mais agilidade, automação e inteligência.  

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Sociais Aplicadas.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient009042020.pdf (160887)