As Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: Diálogos Entre uma Nova Prática Pedagógica e a Percepção dos Alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental II

06/12/2022 13:52

 

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado As Metodologias Ativas no Ensino de Matemáticade lavratura do pesquisador: Messias Cavalcante Inácio, Profª Dra. Orientadora Catarina Costa Fernandes.

 

RESUMO 

INÁCIO, Messias Cavalcante. “As Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Diálogos entre uma nova prática pedagógica e a percepção dos alunos do 7º ano do ensino fundamental II”. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Universidad San Lorenzo. San Lorenzo. - República Del Paraguay, 2021. 

 

Este estudo tem como proposta avaliar se o uso de metodologias ativas em sala de aula pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, para alunos do 7º ano da Escola Estadual Antônia Coelho de Lucena – Município de Boa Vista /RR. A justificativa deste estudo tem com fundamento as metodologias ativas como estratégias de aprendizagem, cuja finalidade é impulsionar o estudante a compreender seus conceitos e saber relacionar suas descobertas com seus conhecimentos já existentes. Durante a pesquisa bibliográfica percebeu-se que esse modelo metodológico se encontra imbricado em um processo de aprendizagem que estimula a realização de atividades em sala de aula, pois trazem com ela a interatividade, cooperatividade e competitividade que impulsionam a aprendizagem através da superação de desafios, da resolução de problemas e da construção do conhecimento. Em face disto, pode-se afirmar que as metodologias ativas trazem com elas a abertura das possibilidades de práticas pedagógicas que são adotadas atualmente em sala de aula, pois elas promovem a atenção dos alunos, ao mesmo tempo em que os motivam a pensar, criticar e analisar toda a informação. No entanto, ressalta-se que são diversas as metodologias utilizadas atualmente em sala de aula e que são caracterizadas como metodologias ativas. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa descritiva, acompanhada de uma pesquisa survey. A abordagem qualiquantitativa pautada na triangulação permitiu combinar as duas fontes de dados, o que facilitou a interpretação, envolvendo o uso das Metodologias Ativas no ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática Participaram da pesquisa 04 (quatro) professores e 99 (noventa e nove) alunos do 7º ano do ensino fundamental II. Pela análise dos dados percebeu-se, na fala dos participantes, que, para as aulas de Matemática se tornarem mais interessantes e atrativas, é necessário despertar a curiosidade dos alunos. Nessa perspectiva, o aluno assume o papel de sujeito ativo na construção do saber, deixando de ser mero receptor de conteúdos e adotando o papel de sujeito responsável por buscar os conhecimentos necessários à resolução de seus problemas, com o intuito de atingir os objetivos da aprendizagem. 

 

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino Aprendizagem. Matemática.

 

RESUMEN 

INÁCIO, Messias Cavalcante. “Las Metodologías Activas en la Enseñanza de las Matemáticas: Diálogos entre una Nueva Práctica Pedagógica y la Percepción de los Alumnos del 7º Año de la Enseñanza Fundamental II”. Disertación de Maestría en Ciencias de la Educación. Universidad San Lorenzo. San Lorenzo. República Del Paraguay, 2021. 

 

Este estudio tiene como propuesta evaluar si el uso de metodologías activas en el aula puede contribuir en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas para los alumnos del 7º año de la Escuela Estadual Antônia Coelho de Lucena – Municipio de Boa Vista/RR. La justificativa de este estudio tiene como fundamento las metodologías activas como estrategias de aprendizaje, cuya finalidad es impulsar al estudiante a comprender sus conceptos y saber relacionar sus descubiertas con sus conocimientos ya existentes. Durante la pesquisa bibliográfica se puede percibir que ese modelo metodológico se encuentra imbricado en un proceso de aprendizaje que estimula la realización de actividades en el aula, pues traen con él la interactividad, cooperatividad y competitividad que impulsan el aprendizaje a través de la superación de retos, la resolución de problemas y la construcción del conocimiento. En razón de esto, se puede afirmar que las metodologías activas traen con ellas la abertura de las posibilidades de prácticas pedagógicas que son adoptadas actualmente en las clases, pues ellas promueven la atención de los alumnos, al mismo tiempo en que los motivan a pensar, criticar y analizar toda información. Sin embargo, se puede destacar que son diversas las metodologías utilizadas actualmente en el aula y que son caracterizadas como Metodologías Activas. La metodología adoptada en este estudio fue la pesquisa descriptiva, acompañada de una pesquisa survey. El abordaje cualicuantitativa basado en la triangulación permitió combinar las dos fuentes de datos, lo que facilitó la interpretación, involucrando el uso de las Metodologías Activas en la enseñanza-aprendizaje de la disciplina de las Matemáticas. Participaron de la pesquisa 04 (cuatro) profesores y 99 (noventa y nueve) alumnos del 7º año de la enseñanza fundamental II. Por el análisis de los dados se puede percibir, en el habla de los participantes que, para que las clases de las Matemáticas se tornen más interesantes y atractivas es necesario despertar la curiosidad de los alumnos. En esta perspectiva, el alumno asume el papel de sujeto activo en la construcción del saber, dejando de ser un mero receptor de contenidos y adoptando el papel de sujeto responsable por buscar los conocimientos necesarios a la resolución de sus problemas, con la intención de atingir los objetivos del aprendizaje. 

 

Palabras-clave: Metodologías Activas. Enseñanza-aprendizaje. Matemáticas.

 

Para a leitura em PDF, clique no título abaixo:

AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA.pdf (1644892)

 

CLIQUE AQUI para acessar o certificado