A Utilização da Didática no Ensino da Matemática: Uma Revisão Bibliográfica

17/11/2020 19:12

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Utilização da Didática no Ensino da Matemática: Uma Revisão Bibliográfica ”  de lavratura dos (as) autores(as) Ezequiel Lessi de Oliveira. Em ordem de apresentação de folha curricular, Ezequiel possui: Licenciatura em matemática pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pós Graduação em Matemática Comparada pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil, Professor de matemática na Educação básica na SEMED JAURU - Secretária Municipal de Educação de Jauru -MT. Professor de matemática na Educação básica na SEDUC - MT - Secretária de Estado deEducação de Mato Grosso.

Esta, a síntese do estudo:

Este estudo tem como destaque a didática no ensino da matemática como um processo promissor para o ensino aprendizagem. Considerando que o professor é essencial no papel de mediador do trabalho docente, desse modo, se faz necessário que se construam habilidades pedagógica para tornar sistemático o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, a didática que o professor utiliza para sistematizar os conteúdos é que faz toda a diferença nesse processo de apropriação do conhecimento. O estudo teve como objetivo principal a análise da didática para ensinar matemática. O método utilizado para levantar a base teórica foi fundamentado na pesquisa bibliográfica. Desse modo, foi possível construir argumentações baseadas nesses referenciais, como a didática que o professor utiliza está tendo resultados diretos na aprendizagem do aluno. Tendo em vista, que o planejamento é o alicerce desse processo para a aprendizagem acontecer de forma contextualizada, e partindo da realidade do aluno. Os principais resultados alcançados pela pesquisa teórica, ressaltam que o professor precisa está comprometido com a reflexão em torno da problemática enfrentada no exercício da docência, principalmente em relação ao que ensinar e como ensinar, sendo que o planejamento necessita estar atrelado a este entendimento para que assim aconteça o processo ensino aprendizagem.

 

Congratulamos com o autor pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Pedagogia, Didática de Ensino e uso da Matemática na Educação.

Paz e Bem!

artcient0011182020.pdf (144067)