A Música e O Lúdico na Educação Infantil

08/07/2020 22:30

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Música e O Lúdico na Educação Infantil ",  de lavratura do(as) autores(as)-pesquisadores(as): Renata Fernandes Tuchinski, Angélica Florentino de Oliveira,Carla Maria Fernandes Tuchinski,Cristiane Frizzera,Eliane Aparecida Rocha da Silva,Gabrielle Luzes Galvão,Kaliandra Silva Tossi,Marinete Miranda da Silva,Patrícia Aparecida Gonçalves,Roseli Barbosa,Silvana Reifur Morais e Silvana Salviano dos Santos Neves

Reportamo-nos a algumas palavras utilizadas pelas autoras, no que diz respeito ao seu domínio de investigação, objeto da atenção de nossas pesquisadoras:

 

Pág.4-5. Conste-se:

“A música auxilia na aprendizagem de várias matérias. Ela é componente histórico de qualquer época, portanto oferece condição de estudos na identificação de questões, comportamentos, fatos e contextos de determinada fase da história. Os estudantes podem apreciar várias questões sociais e políticas, escutando canções, música clássica ou comédias musicais. O professor pode utilizar a música em vários segmentos do conhecimento, sempre de forma prazerosa, bem como na expressão e comunicação, linguagem lógico-matemática, conhecimento científico, saúde e outras. Os currículos de ensino devem incentivar a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades. (CORREIA, 2003, p. 84-85)”.

 

Nota do Editor:

A palavra Música, segundo definição dos dicionários, significa “Arte das Musas”, em referência à mitologia grega. No entendimento de E.A Baratella(2008),pg. 25, a música, em épocas remotas é sempre definida como linguagem de comunicação e expressão. Como um dispositivo terapêutico, é imprescindível que se recorra a uma investigação sobre a evolução de seus sentidos na vida cultural, biológica e histórica da humanidade.

Agradecemos as autoras por selecionarem um corpus referencial para o uso da música enquanto ciência e dispositivo, que possibilita através da auto-experiência a extensão para a conduta e para um modo de vida.

Ressaltemos que tradicionalmente na pesquisa qualitativa, insiste-se no caráter pessoal (subjetivo) do desenvolvimento dos trabalhos, e o envolvimento do pesquisador com sua questão principia a sequência das fases que se desdobrarão. Antes da construção propriamente dita, o explorador acolhe e procura linear a questão que, aos ser explorada em diversas facetas, se identifica como uma problemática que revela lacunas no material disponível ou mesmo uma ausência que se quer superar – entre o que sabemos e não satisfaz as condições, e o que espera-se saber.

Eis, a síntese do estudo:

Este artigo retrata a música e o lúdico na Educação Infantil, optamos em desenvolver a nossa pesquisa em teorias, pesquisando em livros, trabalhos científicos e internet. A música está presente no nosso dia-a-dia através do nosso corpo, ao estralar os nossos dedos, o pulsar do nosso coração, os sons, e a música esta inseridas no nosso ambiente entre eles: natureza, pássaros, ventos, agua, animais.  Ao utilizar a música e o lúdico na Educação Infantil como metodologia, as atividades tornam-se mais prazerosa, trazendo melhora no aprendizado, a criança revela o seu verdadeiro sentimento ao expressar, criar, imaginar, comunicar e a ludicidade é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano e facilita o desenvolvimento pessoal, social e cultural. O trabalho propõe em compreender a música e o lúdico na Educação Infantil.

Bem-haja às autoras que, a justo título, nos destinaram esta pesquisa!

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link a seguir:

artcient07082020.pdf (107126)