A Inserção da História e Cultura Afro-brasileira no Currículo Escolar

08/08/2020 04:18

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Inserção da História e Cultura Afro-brasileira no Currículo Escolar "  de lavratura dos (as) autores (as) Raquel Carvalho de OliveiraEm ordem de apresentação da folha curricular, os pesquisadores (as) são Professora da rede municipal de Telêmaco Borba/PR e da rede estadual do Paraná. Licenciatura em Letra –Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB), licenciatura em Geografia – Centro Universitário Leonardo da Vinci(UNIASSELVI), Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – (UEPG), Especialização “Lato Sensu” em Educação Especial Inclusiva: DM, DF, DA, DV e Condutas Típicas – Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI), especialização “Lato Sensu” em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso –Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, especialização “Lato Sensu” em Arte e Educação – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, especialização “Lato Sensu” em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação – Faculdade Dom Bosco.

O platô deste desafio apresentado, segundo palavras da autora, Cfr.Pág.10: “[...}História e Cultura Afro Brasileira e Africana no ambiente escolar deve ser explorado através de ações pedagógicas, visando a desconstrução do preconceito racial e reafirmação de aspectos positivos da população negra e mestiça, promovendo a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural no contexto educacional”.

 Esta, breve súmula de sua produção:

O presente estudo tem como objetivo evidenciar a inserção da História da Cultura Afro-Brasileira e Africana no contexto escolar, tendo como respaldo legal a Lei nº 10.639/03, que tem como princípio o combate ao racismo e à discriminação em sala de aula articulados ao contexto escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Também se ressalta o respeito pelas diferenças étnicas e culturais, bem como sua contribuição na constituição do povo brasileiro, propiciando a ruptura do modelo eurocêntrico de ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica baseada em autores como Fernandes (1971), Cavalleiro (2005), Gonçalves e Silva (2004), dentre outros.

Nota do Editor:

Para emoldurar o contexto do qual o objeto foi alvo de cuidadosa atenção, a autora inspeciona obras sobre Sociologia de culturas alóctones, Educação, Antropologia, e  respaldo de contexto de Lei nº 10.639/03,  que favorece  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro –Brasileira e Africana. O Fenômeno da diversidade cultural, é um fenômeno social relevante, pois a maneira pela qual as representações, as ideias, a linguagem, a fala, aparecem na sociedade, tem trazido uma série de discussões e de polêmicas, pois a lógica da contemporaneidade é calcada em modelos eurocêntricos,  e esse paradigma não dá conta da existência  de uma educação enquanto pluralidade de valores a serem experimentados, percebidos, anunciados. A autora defende o fato de que podemos usufruir esses valores, saberes e poderes das mais diversas formas, através de uma educação que possa sustentar a interculturalidade, principalmente diante de ambivalências e incertezas.

Bem-haja a autora pela determinação no desempenho de um estudo tão necessário cujo fenômeno é indiscutivelmente relevante na sociedade contemporânea em nossas diferentes instâncias sociais .

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra em PDF, clique no link a seguir:

Artcient08082020.pdf (329533)