A Inserção da História e Cultura Afro-brasileira no Currículo Escolar

08/08/2020 20:54

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Inserção da História e Cultura Afro-brasileira no Currículo Escolarde lavratura dos (as) autores (as) Raquel Carvalho de Oliveira. Em ordem de apresentação da folha curricular, os pesquisadores (as) são Professora da rede municipal de Telêmaco Borba/PR e da rede estadual do Paraná. Licenciatura em Letra –Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB), licenciatura em Geografia – Centro Universitário Leonardo da Vinci(UNIASSELVI), Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – (UEPG), Especialização “Lato Sensu” em Educação Especial Inclusiva: DM, DF, DA, DV e Condutas Típicas – Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI), especialização “Lato Sensu” em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso –Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, especialização “Lato Sensu” em Arte e Educação – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, especialização “Lato Sensu” em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação – Faculdade Dom Bosco.

O platô deste desafio apresentado, segundo palavras da autora, Cfr.Pág.10: “[...}História e Cultura Afro Brasileira e Africana no ambiente escolar deve ser explorado através de ações pedagógicas, visando a desconstrução do preconceito racial e reafirmação de aspectos positivos da população negra e mestiça, promovendo a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural no contexto educacional”.

 Esta, breve súmula de sua produção:

O presente estudo tem como objetivo evidenciar a inserção da História da Cultura Afro-Brasileira e Africana no contexto escolar, tendo como respaldo legal a Lei nº 10.639/03, que tem como princípio o combate ao racismo e à discriminação em sala de aula articulados ao contexto escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Também se ressalta o respeito pelas diferenças étnicas e culturais, bem como sua contribuição na constituição do povo brasileiro, propiciando a ruptura do modelo eurocêntrico de ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica baseada em autores como Fernandes (1971), Cavalleiro (2005), Gonçalves e Silva (2004), dentre outros.

Nota do Editor:

Para emoldurar o contexto do qual o objeto foi alvo de cuidadosa atenção, a autora inspeciona obras sobre Sociologia de culturas alóctones, Educação, Antropologia, e  respaldo de contexto de Lei nº 10.639/03,  que favorece  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro –Brasileira e Africana. O Fenômeno da diversidade cultural, é um fenômeno social relevante, pois a maneira pela qual as representações, as ideias, a linguagem, a fala, aparecem na sociedade, tem trazido uma série de discussões e de polêmicas, pois a lógica da contemporaneidade é calcada em modelos eurocêntricos,  e esse paradigma não dá conta da existência  de uma educação enquanto pluralidade de valores a serem experimentados, percebidos, anunciados. A autora defende o fato de que podemos usufruir esses valores, saberes e poderes das mais diversas formas, através de uma educação que possa sustentar a interculturalidade, principalmente diante de ambivalências e incertezas.

Bem-haja a autora pela determinação no desempenho de um estudo tão necessário cujo fenômeno é indiscutivelmente relevante na sociedade contemporânea em nossas diferentes instâncias sociais .

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra em PDF, clique no link a seguir:

Artcient08082020.pdf (329533)