A Docência de Matemática no Ensino Básico: O Enfrentamento dos Problemas de Aprendizagem nessa Disciplina

12/12/2020 21:52

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Docência de Matemática no Ensino Básico: O Enfrentamento dos Problemas de Aprendizagem nessa Disciplina   de lavratura dos (as) autores(as) Ezequiel Lessi de Oliveira. Em ordem de apresentação, o autor Ezequiel, possui Licenciatura em matemática pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pós Graduação em Matemática Comparada pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil, Professor de matemática na Educação básica na SEMED JAURU - Secretária Municipal de Educação de Jauru - MT. Professor de matemática na Educação básica na SEDUC - MT - Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso.

Esta, a síntese do estudo:

A disciplina de Matemática é tida por muitos alunos como a mais difícil entre todas as outras, a dificuldade na aprendizagem matemática, é um assunto recorrente entre professores da disciplina, pedagogos, pais e estudantes matriculados em todos os níveis de ensino, que tem como tema “A docência de matemática no ensino básico: o enfrentamento dos problemas de aprendizagem nessa disciplina”. Partimos de algumas questões, como: dificuldade na aprendizagem da matemática, dificuldade em matemática básica: formação de docentes nos anos iniciais, o professor no processo ensino aprendizagem na matemática e metodologias usadas no ensino da matemática. Estas contribuições foram elaboradas a partir de referencial teórico sobre o tema e,  entre os objetivos da pauta, consideramos buscar uma melhor compreensão sobre o que leva os alunos - de modo particular-, a processarem sentimentos de dificuldade e criarem uma relação de bloqueio à matemática; ao lado deste objetivo,  busca analisar as dificuldades encontradas, bem como apontar possibilidades de aulas mais atraentes com a finalidade motivadora dessa disciplina.

 

B.N:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Educação Matemática;  Lições da Pedagogia; a inclusão da Matemática, de modo a melhor  adaptar a sua abordagem e exploração  ao sistema de ensino, e sua introdução seja mais bem articulada às necessidades de aprendizagem da Educação Básica

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

artcient0012132020.pdf (142717)