A Depressão Infantil no Rendimento Escolar

05/12/2020 05:01

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Depressão Infantil no Rendimento Escolar”  de lavratura dos (as) pesquisadores(as) João Pedro Oliveira do Nascimento,  Geane Gleise Torres Cordeiro, e Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Dos Santos

 

Em ordem de apresentação: João Pedro, Pedagogo, Especialista em Educação Inclusiva. Diretor Escolar na Rede Municipal de Caruaru-PE; Geane Gleise, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, atualmente é Gestora Escolar em Escolas do Campo na Rede Municipal de Caruaru-PE; e Douglas Manoel, Especialista em Neuropsicopedagogia. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe; Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.

 

Esta, a síntese do estudo:

Pertinente ao assunto em tela, sabe-se que a incidência de depressão infantil tem aumentado consideravelmente. Estudos revelam que tem sido, cada vez mais cedo à concorrência de um episódio depressivo, ou seja, cada vez mais crianças menores apresentam sintomas de depressão. Os estudos mostram ainda que a criança que sofreu de depressão na infância, tem mais chances de apresentar futuras crises de depressão.

As crianças ficam deprimidas, tão freqüentemente e tão profundamente, quanto o adulto. Muitas vezes, os comportamentos da criança deprimida são confundidos e interpretados de maneira errônea pelos pais. Às vezes, a criança passa a ser vista como agressiva, hiperativa, ou agitada, tímida, preguiçosa ou distraída. Outras vezes, os pais não dão a importância necessária para o problema da criança, alegando: “vai passar logo” ou “está querendo chamar a atenção”, contudo, é preciso levar a sério os sentimentos da criança, pois suas emoções são tão intensas quanto às emoções do adulto.

Além disso, esses transtornos podem afetar consideravelmente o futuro dessas crianças, também em âmbito escolar, familiar e social. Muitas das ocorrências de fracasso escolar em crianças, estão intimamente relacionadas à transtornos emocionais como a depressão. Cabem aos pais, professores, psicopedagogos observarem o comportamento das mesmas e perceber sua emoção através de alguns sinais que a própria criança apresenta, como a perda de peso, o isolamento, a irritação, entre outros.

É importante também ouvir a criança, vendo a situação sob a sua ótica e, em seguida, procurar ajudá-la a encontrar novas estratégias de resolução do problema, novas alternativas de se ver aquela mesma situação, tornando-a mais flexível cognitivamente.

 

Breve nota:

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho atencioso oferecido a pauta editorial. O corolário da contribuição, é o estudo zeloso à Ciências da Educação. Esta empreitada investigativa sobre a Depressão, convida-nos a perceber que há uma série de questões básicas, não resolvidas, que permeiam os movimentos de  reflexão na academia e aos educadores, e intervenção aos profissionais de saúde, o que logicamente demanda uma série de debates para que se adote novas posturas e olhares aos Desafios da Educação, para a busca de soluções de impasses cada vez mais atuais e presentes, no mundo real e digital.

Conforme Brandão (1985, p.7) “Ninguém escapa da Educação [...]; todos nós envolvemos pedaços da vida com ela [...}; todos os dias nos misturamos a vida com a Educação

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

arcient0012042020.pdf (213060)