A Dança Como Prática Pedagógica no Processo Aprendizagem: Um Estudo Bibliográfico

12/09/2020 21:18

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Dança Como Prática Pedagógica no Processo Aprendizagem: Um Estudo Bibliográfico de lavratura dos (as) autores (as) Edith Lúcia da Silva, Edson Garcia da Silva, Lucinete Cogo. Em ordem de apresentação, nossos autores(as) são: Edith,  Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz-FACIBRA, Pós-Graduada em Educação Especial com Ênfase em Libras pela Faculdade Varzeagrandense de Ensino e Cultura- FIAVEC-Docente na Escola Estadual Luiz Frutuoso da Silva-Sapezal- Mato-Grosso; Edson, Graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná-Unopar, Curso de complementação Pedagógica em Artes pela Faculdade de Educação Regional Serrana, Especialização em Educação Especial Inclusiva pela AVM-Faculdade Integrada; Lucinete, Graduada em Letras pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, Pós-Graduação pela AVM-Faculdade Integrada e Docente da Escola Estadual Luiz Frutuoso da Silva-Sapezal- Mato-Grosso.

 

Esta, a síntese do estudo:

A dança como ferramenta no processo educacional, não é somente para aquisição de habilidades básicas, poderá contribuir para os padrões fundamentais do movimento, desenvolver as potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Desta forma, a dança enquanto prática pedagógica favorece a criatividade e o processo de construção de conhecimentos. Este estudo tem como objetivo refletir a dança como prática pedagógica no processo de aprendizagem, como instrumento de socialização, formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Fundamentado em teorias bibliográficas, sendo uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com resultados expressando que a dança é uma experiência corporal, que possibilitará aos alunos formas novas de se expressar, comunicar e aprender uma linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino de aprendizagem.

 

Nota do Editor:

O corpus da revisão bibliográfica, basilarmente é composto de textos no domínio da investigação em Educação, Práticas Pedagógicas, Dança, Socialização e Processos de Aprendizagem.

A riqueza dessa composição está na possibilidade de desvelar aquilo que ainda não está claro, em vias de se materializar, portanto que ainda não se presentificiou. Muitas descobertas, incluindo aquelas que já se instituíram em ramos de saberes, necessitam de uma persistência para se concretizar. Na situação de um processo de aprendizagem, envolvendo família, professores, alunos e escola, é preciso resgatar e compreender muitos movimentos, cenários, experiências, tradições e conservas culturais a fim de se compreender uma dinâmica específica, no caso, a dança como uma forma de definir novas condições e vetores estratégicos para levar a aprendizagem ao nível da experiência e com isso cada pessoa desenvolver uma habilidade única, capaz de levantar e ascender questões de forma única, portanto elevá-las para um novo papel que se experienciará.

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Sociais e Educação.

Paz e Bem!

Para leitura na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

articient009132020.pdf (145493)