A Contribuição do Ensino Religioso para a Formação Ética e a Cidadania do Aluno

06/07/2020 22:16

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo monográfico intitulado “A Contribuição do Ensino Religioso para a Formação Ética e a Cidadania do Aluno",  de lavratura dos autores-pesquisadores Izauto Ferreira Soares, e Maria Antônia Ramos Costa.  Em ordem de apresentação, nossos acadêmicos são: O Professor. Esp. Izauto Ferreira Soares, é Graduado em Direito Pelas Faculdades Associadas de Ariquemes-FAAr. Docente de Ensino Religioso e Filosofia. Pós-Graduado em Docência em Filosofia e Teologia pela Faculdade Única de Ipatinga – FUNIP. A Prof.ªMa. Maria Antônia, é Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes-Fiar, Pós-graduada em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar pela Faculdade Santo André e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Desarrollo Sustentable–UDS-Assunção/Paraguai. Tutora presencial do Instituto Federal de Rondônia – IFRO e Unopar – Ariquemes-Rondônia.

Reportamo-nos a alguns trechos da obra, à guise de epígrafe:

Pág.3. Conste-se:

“[...}A liberdade se torna a condição para a tolerância, esta surge quando nos importam as diferenças existentes entre as pessoas e nós a aceitamos como um enriquecimento, ou seja, se trata da constatação positiva do valor da diferença como única forma de garantir a consciência plural, na forma de condutas de flexibilidade e autocontrole (SERRANO, 2002, p. 50).

Desse modo, o ensino religioso contribui para que os alunos aprendam a ter um olhar amplo sobre a realidade, tendo como objetivo concretizar e resinificar as ações e o respeito ao fenômeno religioso.” [...]

 

Eis a síntese do estudo:

O presente estudo tem como pano de fundo trabalhar a contribuição da disciplina de ensino religioso na formação ética e cidadania dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da disciplina de ensino religioso no desenvolvimento e transformação do sujeito no exercício da cidadania. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentado em autores como CANDAU (2000), GATÃO (1995) FUCHS (2008), GADOTTI (1997), SERRANO (2002), STURMER (1998). Esses autores relacionaram que a disciplina de ensino religioso é saber fundamental para formação integral do aluno. Conclui-se que cabe aos docentes ajudar seus alunos no entendimento e no cultivo de valores éticos e moral no exercício da cidadania.

 

Nota do Editor:

Agradecemos aos autores pelo cuidado e dedicação no preparo de uma pesquisa  perspicaz sobre o Ensino Religioso,  onde esse tema comunga com princípios éticos globais, como a Cidadania e fundamentado nos valores sociais, haja vista a contribuição das análises sociológicas, sob o aspecto da diversidade e religião, como vetores tendentes à plenitude de posicionamentos.

Paralelamente, o estudo à lume, dá ensejo para uma reflexão de lastro epistemológico, já que fecundo a um espaço próprio para se pensar sobre método (methodos) e seus limites. Pois a ideia de método subentende um caminho constituído de técnicas pelo qual prossegue e conduz para algum lugar/para um  objetivo, com meios programados e lógica previsível.  Mas ao se adentrar em temas como religiosidade e eticismo, as situações são menos estruturadas e previsíveis, a aplicação sistemática de condução já não se mostra tão oportuna. Em uma ambiguidade de cenário, com muitas implicações humanas, o caminho está relacionado a uma via, a ideia de “viabilização” – onde é preciso remontar a noção mais a fundo. Na complexidade da vida, o método “que conduz” pode se mostrar limitado, e isso nos leva a pensar uma noção das possibilidades que não fosse mais onerada pelo peso do tangível, do traço mecanístico.

Bem-haja aos autores pela pesquisa proporcionada!

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em P.D.F, clique no link a seguir:

artcient06072020.pdf (93166)