A Contribuição da Automedicação na Intoxicação Infantil por Paracetamol

15/10/2020 10:33

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “ A Contribuição da Automedicação na Intoxicação Infantil por Paracetamol",  de lavratura dos autores:  Gleiska Perminia Ferreira Aguiar,, Victor Alberto Rocha de Souza, e Yolanda de Jesus Morais. Em ordem de apresentação, os autores são: Gleiska, Acadêmica do curso de Farmácia  da Faculdade  Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Victor, Acadêmico de do curso de Farmácia  da Faculdade  Integrada Carajás (FIC) - Redenção- PA, Brasil; Yolanda de Jesus Morais, Professora da Faculdade Integrada Carajás (FIC) – Redenção – PA, Brasil, especialista em Farmacologia e mestranda em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do estado do Pará. A produção, em pauta trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Esta, a síntese do estudo:

Introdução: Atualmente o paracetamol é um dos analgésicos – antipiréticos mais utilizados principalmente na pediatria. Entretanto o fácil acesso ao medicamento e o desconhecimento da população a respeito de seus efeitos nocivos tem aumentado o número de intoxicações por este fármaco. O uso do paracetamol em doses elevadas pode ocasionar hepatotoxicidade. Em contraste, em doses terapêuticas, além de ter excelente ação antipirética e analgésica, o paracetamol resguarda os neurônios sujeitados ao stress oxidativo. O vasto emprego dos medicamentos sem orientação, juntamente ao desconhecimento dos danos e o uso não racional dos mesmos, é uma das fundamentais causas responsáveis pelas intoxicações humanas registradas no país. Neste contexto, unifica-se o Cuidado Farmacêutico como umas das fundamentais ações voltadas para uso racional de medicamentos, responsável pela educação da população e o exercício profissional do farmacêutico em que o paciente é o principal favorecido. Objetivo: Descrever a contribuição da automedicação na intoxicação infantil por paracetamol. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que se baseia na pesquisa bibliográfica que é um método que proporciona a síntese de conhecimentos e a incorporação da aplicabilidade de resultados e estudos significativos na prática. Considerações finais: Através desta pesquisa observou-se que o paracetamol é considerado seguro e eficaz em suas doses terapêuticas (4g dia), porém quando consumido em doses elevadas às aconselhadas pode causar hepatotoxicidade, comumente em doses acima de 15mg/Kg. Fatores como a ingestão de álcool, idade e o uso concomitante de outros fármacos podem encurtar o limite para a sobredosagem ou aumentar a possibilidade de uma insuficiência hepática. 

Paz e Bem!

Para leitura, na íntegra, em PDF, clique no link a seguir:

 

Glosa Editorial:

Conforme dizeres de pensadores da Educação, fazendo um paralelismo com um J.Piaget: O principal objetivo de uma pesquisa é criar processos e condições favoráveis para seus beneficiários possam inferir problemas e criações novas, não meramente reproduzir o conhecimento, numa imobilidade estacionária verbal

O trabalho na concentração de seu foco fenomênico, nos eixos teóricos e críticos propõe um estudo que redimensione e atualize as noções de medicamentos, na linha mestra da Saúde, e de pertinente crítica as formas de automedicação, a exemplo dos riscos do uso indiscriminado do paracetamol. As seções do estudo são definidas conforme o grau de prioridade estratégica de cada etapa, que envolva atenção em estudos metodológicos específicos, adequados ao nível de questionamento que se propuseram.

Congratulamos com os autores(as) pelo notável trabalho a nós endereçado em Ciências Farmacêuticas!

Paz e bem!

artcient00101142020.pdf (161825)