A Contação de História e as Práticas de Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil

21/08/2020 20:43

A Revista Acadêmica Online, com prazer, introduz o estudo intitulado “A Contação de História e as Práticas de Desenvolvimento da Criança na Educação Infantilde lavratura dos (as) autores (as) Kaliandra Silva Tossi, Angélica Florentino de Oliveira, Carla Maria Fernandes Tuchinski,  Cristiane Frizzera, Eliane Aparecida Rocha da Silva, Gabrielle Luzes Galvão, Marinete Miranda da Silva, Patrícia Aparecida Gonçalves, Renata Fernandes Tuchinski, Roseli Barbosa, Silvana Reifur Morais, e Silvana Salviano dos Santos Neves.

Objetiva o presente oferecer aos seus leitores, a consideração de uma série de observações, que as autoras vêm empreendendo no campo das Ciências da Educação, paladinas profissionais, e pedagogicamente competentes em seu ramo, cuja amplidão acentua-se pela contínua progressão de seus estudos, trazendo aos seus julgamentos novas observações e  frentes de desenvolvimentos, pois trata-se, a pauta,  de Artigo de Revisão de Literatura.

Esta, a síntese do estudo:

Este artigo aborda a utilização da contação de histórias na creche, como instrumento de ensino aprendizagem e o papel dos educadores neste processo de contribuição cultural e social da criança. E o objetivo específico é compreender como os autores discutem a Literatura Infantil enquanto instrumento de ensino aprendizado. O trabalho propõe conhecer um pouco da teoria sobre o genro literário contação de histórias. Toda a aprendizagem e o processo sistemático da aquisição do conhecimento do ser humano se dá socialmente, com as interações que estabelecem com o outro e os significados que isso lhe faz sentir, a Literatura Infantil por meio das contações de histórias, promove isso na criança pequena, o ato da leitura nas escolas é possível quando o educador demonstra boa relação com os textos e passa para a criança segurança e maneiras de explorações.  O Educador necessita ser bom leitor para que a criança adquira o prazer na leitura por parte desse adulto, refletindo nos pequenos leitores. A criança se desenvolve com a experiência sócio histórica dos adultos e do mundo por eles criado.

 

Nota do Editor:

O corpus da revisão bibliográfica, basilarmente é composto de textos no domínio da investigação em Ciência Social, Universo Geral sobre Educação Infantil e domínios mais restritos dessa matriz disciplinar; Essas referências foram retiradas de respeitáveis tratados curriculares para a Educação Infantil, estudos criteriosos sobre Educação Lúdica, Psicanálise para o Conto de Fadas, Pedagogia da Autonomia e Metodologia para a Educação Infantil.

O trabalho a nós proporcionado digno de estima e consideração, mercê da contribuição que oferece ao debate  sobre Metodologia para Educação Infantil, é sem dúvida, uma valiosa corroboração acadêmica e cultural dos novos horizontes que foram preparados para o terreno do universo lúdico e sublime próprios da infância.

Fazemos constar que a objetividade das autores(as) se fundem, permutam, em troca espontânea e deliberada com outros sentidos de objetividade em Educação, em um conceito singular e ao mesmo tempo plural.

 

Congratulamos com os autores (as) pelo trabalho - digno por suas qualidades-,  às Ciências Humanas.

Paz e Bem!

arcient08212020.pdf (158768)